
Casa das Nunes - detalhe
Designação
Designação
Casa das Nunes
Outras Designações / Pesquisas
Casa das Nunes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
-
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Moura / Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador
Endereço / Local
Rua da Vista Alegre
Moura
Número de Polícia: 2 e 6 A
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
Classificação aprovada pela AM de Moura em 10-12-2004
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Adossado à muralha exterior do castelo de Moura (face sudoeste) e numa posição altaneira relativamente à rua, o edifício designado habitualmente por "Casa das Nunes", corresponde a um imóvel com caraterísticas enquadráveis na arquitetura do século XIX, nomeadamente o tipo de vãos e remate dos alçados.
De notar que adossado à fachada nascente deste imóvel surge um paredão onde se encontra a interessante "Bica de Santa Comba" com arranjo decorativo efetuado pela Câmara de Moura em 1891. Neste chafariz de cantaria com arca de água e duas bicas com cabeças de leões, destaca-se a estátua da Santa Comba em vulto perfeito.
O imóvel de planta retangular surge rematado superiormente por uma balaustrada em faiança. Sobre esta balaustrada distribuem-se um conjunto de figuras humanas e vasos decorativos igualmente em faiança. Os cantos das fachadas são rematados por pilastras que, tal como a cornija de remate superior, são em massa. O imóvel possuiu três pisos sendo que, no piso térreo, existem alguns vãos entaipados e outros alterados em relação ao perfil original, certamente fruto de uma mudança de usos.
O alçado principal, com orientação Sudoeste, bem como o alçado nascente, apresentam no primeiro e segundo piso janelas de sacada com moldura de pedra de verga curva. Em redor destes vãos surge uma decoração em massa com motivos geométricos e fitomórficos, sendo que no primeiro piso as janelas ostentam varandins em ferro forjado enquanto as do segundo piso apenas uma guarda. É de notar que no alçado poente os vãos encontram-se todos entaipados.
No interior é de destacar, como elementos de interesse, as abóbadas do piso térreo, as portadas de madeira e as portas que, no piso superior, apresentam ainda vitrais coloridos.
História
Em 2004 quando deu entrada no ex. IPPAR um pedido de reabilitação, o imóvel ainda se encontrava em relativo bom estado de conservação no entanto, passados estes anos, verifica-se que, lamentavelmente, o mesmo continua sem uso e a degradar-se.
Maria Ramalho/DGPC/2019.