Saltar para o conteúdo principal da página

Fortaleza de Arronches (restos) - detalhe

Designação

Designação

Fortaleza de Arronches (restos)

Outras Designações / Pesquisas

Fortificações de Arronches (restos) / Fortaleza de Arronches / Fortificações de Arronches(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Militar / Fortaleza

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Portalegre / Arronches / Assunção

Endereço / Local

- -
Arronches

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Arronches foi primeiramente conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1166, e novamente perdida, para ser recuperada no reinado de D. Sancho II, em 1235. No entanto, só em 1242, com a intervenção militar do cavaleiro D. Paio Peres Correia, Grão-Mestre da Ordem de Santiago, foi definitivamente integrada no território nacional. O primeiro foral da vila foi outorgado em 1255, por D. Afonso III, e confirmado pelo mesmo monarca em 1272. O castelo, naturalmente muito importante numa zona fronteiriça, já existia em 1310, uma vez que nesse ano sofreu obras de restauro ordenadas por D. Dinis. As mais antigas construções do conjunto datam justamente da intervenção dionisina, constando de uma maciça torre quadrangular, uma vez que os restantes troços de muralha pertencem a uma reconstrução e adaptação do século XVII.
A muralha envolve todo o núcleo medieval de Arronches, tendo sido parcialmente absorvida pelo crescimento da vila. A torre quatrocentista, ou Torre da Cadeia, por assim ter servido, é uma construção de planta quadrangular, com cunhais de granito, e sem ameias, hoje adossada a dois edifícios de habitação. A reforma seiscentista da praça determinou a sua adaptação a uma fortaleza abaluartada de tipo moderno, do qual restam apenas alguns panos de muralha, em talude, com guaritas de planta hexagonal e cobertura piramidal nos ângulos. SML

Imagens