Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Torre das Neves - detalhe

Designação

Designação

Casa da Torre das Neves

Outras Designações / Pesquisas

Casa da Torre de Nossa Senhora das Neves / Casa da Torre das Neves / Casa da Torre de Nossa Senhora das Neves(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viana do Castelo / Viana do Castelo / Mujães; Vila de Punhe

Endereço / Local

Rua Neves
Vila de Punhe

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Casa da Torre de Nossa Senhora das Neves foi construída na primeira metade do século XVI, sendo seu proprietário João Pires Ramalho, comerciante que vivera no Brasil, como atesta o testamento do proprietário, feito em 1554. Neste documento instituía um vínculo com obrigação de missa aos sábados na Ermida de Nossa Senhora das Neves, nomeando Isabel Barbosa, sua filha, como administradora. Apesar das inúmeras obras de foi objecto, a casa iria manter a sua traça original durante mais de trezentos anos, e apenas no século XIX a ruína de uma das torres que delimitavam o corpo central do edifício levou a obras de reconstrução que alteraram a fisionomia da casa.
O núcleo quinhentista da casa possui zona residencial de planta rectangular, à qual está adossada, à esquerda, torre de planta quadrangular. A fachada da casa está dividida em dois registos, o primeiro com portas, o segundo com janelas de peito. Uma escada de pedra edificada à esquerda da fachada permite o acesso exterior ao segundo piso. O interior da casa foi muito modificado quando em 1988 os proprietários fizeram obras de adaptação do imóvel a turismo de habitação.
O conjunto da casa é delimitado por muro com portal em arco recto, encimado por escudo esquartelado, com armas dos Barbosas, dos Farias e dos Barretos.
No final do século XIX a Ermida de Nossa Senhora das Neves passou para a administração do arcebispado de Braga, devido à falta de cumprimento das obrigações dos proprietários.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005

Imagens

Bibliografia

Título

Nobres Casas de Portugal

Local

Porto

Data

1958

Autor(es)

SILVA, António Lambert Pereira da