Saltar para o conteúdo principal da página

Edifício do século XVII onde está instalada a Câmara Municipal - detalhe

Designação

Designação

Edifício do século XVII onde está instalada a Câmara Municipal

Outras Designações / Pesquisas

Paços do Concelho da Guarda / Câmara Municipal e Cadeia da Guarda / Mediateca Oitavo Centenário(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Guarda / Guarda

Endereço / Local

Praça Luís de Camões
Guarda

Número de Polícia: 44

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (ver Decreto)

ZEP

Portaria de 22-09-1956, publicada no DG, II Série, n.º 237, de 8-10-1956 (sem restrições)

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Situados numa das principais praças da urbe quinhentista, fronteiros à Sé, estão os Paços do Concelho da Guarda. O edifício onde se situam terá sido provavelmente edificado no século XVI, mas só assumiu funções municipais na centúria seguinte. Posteriormente, funcionaram aí também a Cadeia, o Tribunal e o Notariado da vila.
De planta rectangular, apresenta uma fachada com dois registos. No primeiro existe uma arcada tripla de volta perfeita, assente em pilares com impostas decoradas por fuste de coluna de corte oblíquo, fechada por grades de ferro forjado. No átrio da arcada abrem-se os portais do edifício, de moldura recta encimada por friso; a parede intermédia é decorada por painéis de azulejo. No segundo registo, sobre os arcos, foram abertas três janelas de sacada de moldura semelhante aos portais do registo anterior precedidas de gradeamento de ferro. Entre as janelas estão duas pedras de armas, à esquerda as armas de Portugal, à direita as da cidade da Guarda. A fachada é rematada superiormente por uma cornija saliente decorada por gárgulas de canhão e o beiral é encimado por um conjunto de esferas armilares e pináculos, tendo adossada uma pilastra no remate lateral direito da fachada. Os alçados laterais são rematados por motivos esféricos, havendo no alçado lateral sul duas janelas ao nível do segundo registo. A fachada posterior possui uma janela gradeada.
O interior do edifício, que sofreu obras de adaptação nos séculos XIX e XX, possui uma escadaria de dois lanços, e um conjunto de arcos abre para o pátio, que dá acesso a três compartimentos. A escadaria dá acesso ao segundo registo, com varanda de alpendre apoiado em três colunas, com três portas de moldura rectangular simples que dão acesso ao interior do piso superior. Das salas interiores destaca-se o Salão Nobre, com tecto de madeira em caixotões.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2004

Imagens

Bibliografia

Título

A Guarda medieval, posição, morfologia e sociedade (1200-1500)

Local

Lisboa

Data

1987

Autor(es)

GOMES, Rita Costa

Título

Guarda

Local

Lisboa

Data

1995

Autor(es)

PEREIRA, José Fernandes

Título

Monografia artística da Guarda

Local

Guarda

Data

1984

Autor(es)

RODRIGUES, Adriano Vasco