Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja Matriz de Sernancelhe - detalhe

Designação

Designação

Igreja Matriz de Sernancelhe

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de São João Baptista de Sernancelhe / Igreja Paroquial de Sernancelhe / Igreja de São João Baptista (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Sernancelhe / Sernancelhe e Sarzeda

Endereço / Local

Largo da República
Sernancelhe

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 29 604, DG, Série I, n.º 112, de 16-05-1939 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Embora se desconheça a data de construção desta singular igreja românica, o ano de 1172 surge como provável aproximação, uma vez que constitui a única referência documental da vila nesse período. O templo é um característico monumento de estilo românico, cuja cabeceira parece ser a parcela mais antiga.
O portal principal, cuja composição se instituiu como a imagem de marca do monumento, é mais tardio, atribuindo alguns autores a sua feitura ao século XIV. É uma ampla entrada, de arco de volta perfeita assente sobre três arquivoltas, a média decorada com uma sequência ímpar de dez anjos de asas abertas. O tímpano é ainda mais original, embora corresponda a uma beneficiação de época moderna - é de arco trilobado irregular e apresenta motivos geométricos e vegetalistas, a ladear um óculo central. De ambos os lados do portal, coroando (e controlando simbolicamente) a entrada, situam-se dois grupos escultóricos inscritos em nichos - um de cada lado -, representando São Pedro, São Paulo e os Evangelistas. A restante frontaria é moderna, de 1636 (torre sineira) e, eventualmente, já do século XVIII (registo superior da fachada principal).
No interior destacam-se duas pinturas murais que ladeiam o apontado arco triunfal, uma das quais revelando duas fases pictóricas alusivas ao mesmo tema. Ainda no conjunto importa referir a presença de um arcossólio gótico, preenchido com túmulo decorado com inscrição alusiva certamente ao tumulado.
A Matriz de Sernancelhe é um monumento ainda relativamente mal estuado, mas cuja relevância na História da Arte da Beira Alta se impõe, não apenas no período românico, cuja originalidade é evidente, mas também na Baixa Idade Média, em que se instituiu como local de sepultura privilegiado para nobres da região.
PAF

Imagens