Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Mosteiro - detalhe

Designação

Designação

Casa do Mosteiro

Outras Designações / Pesquisas

Mosteiro de São Pedro de Roriz / Casa do Mosteiro(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Santo Tirso / Roriz

Endereço / Local

-- -
Roriz

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Casa do Mosteiro é a estrutura medieval que ilustra a origem monacal da anexa igreja de Roriz. A sua construção não se deve dissociar de uma das etapas de edificação do templo, definidas por Manuel Luís Real em 1982, mas, até ao momento, não foi possível estabelecer, com um mínimo de segurança, a sua cronologia aproximada. O mosteiro foi fundado no final do século XI e, no no reinado de D. Afonso Henriques, passou para a posse dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, sediados em Coimbra.
Ao longo dos tempos, as adaptações do imóvel a outras funções - em particular a conversão de algumas dependências a uma realidade agrícola -, determinaram a adulteração de parte das características originais, que ainda assim são sobejamente importantes para merecerem um estudo monográfico e uma possível intervenção arqueológica.
Na forma actual, trata-se de uma casa de habitação de planta longitudinal, cujo corpo principal, de dois andares, se desenvolve lateralmente à igreja e termina numa ampla torre de quatro pisos. A entrada principal é em arco apontado, encimado por brasão, enquanto que a torre apresenta maior concentração de pontos de iluminação. No seu conjunto, igreja e casa representam um conjunto patrimonial de grande interesse e relevância científica, cujo estudo se impõe para o melhor conhecimento não apenas da emblemática igreja de Roriz, mas também para a própria história da implantação religiosa nos primeiros tempos da nacionalidade.
PAF