Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Arco, também denominada «Solar dos Morgados», «Casa dos Pinto Leite», «Casa dos Magalhães Pinto» ou «Solar do Terreiro», incluindo capela, construções adjacentes e pátio por elas definido - detalhe

Designação

Designação

Casa do Arco, também denominada «Solar dos Morgados», «Casa dos Pinto Leite», «Casa dos Magalhães Pinto» ou «Solar do Terreiro», incluindo capela, construções adjacentes e pátio por elas definido

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Vila Real / Valpaços / Valpaços e Sanfins

Endereço / Local

Rua Passos Manuel
Valpaços

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Implantada no largo fronteiro à matriz, onde se impõe pela sua longa fachada, a casa do Arco pertenceu à família Magalhães Pinto, remontando as suas mais antigas construções ao século XV (Inventário da CMValpaços). O corpo da casa, mais recente, foi edificado no decorrer do século XVII, certamente nos anos finais, pois numa pedra do interior encontra-se a data de 1694. Da centúria seguinte é a capela, situada numa das extremidades da fachada da casa, mas ao nível do andar nobre.
O conjunto desenvolve-se numa planta em U, com um pátio. A fachada principal, de dois pisos, com o nobre marcado pela abertura de janelas de sacada entre as quais se exibe o brasão de armas dos Magalhães Pinto (MARTINS, 1978, p. 111), prolonga-se pelo arco de acesso ao pátio interno, pelo qual a casa é conhecida. Sobre este eleva-se a capela, de portal recto com frontão semicircular, terminando em frontão triangular interrompido, apoiado sobre as pilastras laterais rematadas por pináculos. Dedicada a São Francisco, o seu interior destaca-se pelo retábulo de talha dourada e polícromada. No alçado posterior, que se abre para o pátio interno, acede-se ao piso superior, com alpendre, através de uma escadaria de pedra.
No interior, há a assinalar os tectos em madeira das salas e a cozinha, de grandes dimensões. Para trás, desenvolvem-se os terrenos da quinta.
Actualmente a Casa do Arco é propriedade da Câmara Municipal.
(Rosário Carvalho)

Bibliografia

Título

Monografia de Valpaços

Local

Porto

Data

1978

Autor(es)

MARTINS, A. Veloso