
Ponte antiga sobre a ribeira de Cobres - detalhe
Designação
Designação
Ponte antiga sobre a ribeira de Cobres
Outras Designações / Pesquisas
Ponte da ribeira de Cobres / Ponte sobre a Ribeira de Cobres (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Ponte
Inventário Temático
Pontes Históricas do Alentejo
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Almodôvar / Almodôvar e Graça dos Padrões
Endereço / Local
-- próxima da EN 2
-
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Situa-se no interior da Vila de Almodôvar, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.
Erigida em alvenaria de xisto, esta imponente construção - vulgarmente designada de romana - deverá remontar antes ao período medieval. O tabuleiro, em cavalete, desenvolve-se em três planos com duas rampas de acesso unidas por patamar, protegido por guardas. É suportado por três arcos de abertura igual, sendo que os pegões, localizados no leito da ribeira são reforçados por dois talhamares, de dimensões diferentes, sendo o maior o do lado nascente. Mede cerca de 25 metros de comprimento por 3.60 m de largura.
Foi construída em alvenaria de xisto e em tijolo, material utilizado para os arcos. As Inquirições de 1375 informam "que avia hij [em Almodôvar] el rey huum ferreieall que jaz caminho do Algarue aalem da vila a par do poço", ainda hoje visível junto à ponte e denominado Poço do Sacoto, referência esta que parece indicar que é obra posterior.
Em 1758, era a única ponte sobre a Ribeira de Cobres. Já em 1970, depois dos danos causados pelo mau tempo, recebeu importantes trabalhos de restauro.(JAM)
Bibliografia
Título
Pontes Históricas do Alentejo
Local
Lisboa
Data
2005
Autor(es)
MARQUES, João Antonio Ferreira