Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja matriz da Póvoa de Varzim - detalhe

Designação

Designação

Igreja matriz da Póvoa de Varzim

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de Nossa Senhora da Conçeição, matriz da Póvoa de Varzim / Igreja Paroquial da Póvoa de Varzim / Igreja de Nossa Senhora da Conceição(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Póvoa de Varzim / Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai

Endereço / Local

Rua de São Pedro
Póvoa de Varzim

Rua da Igreja
Póvoa de Varzim

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Invocada pelos poveiros como protectora dos pescadores, Nossa Senhora da Conceição veio substituir, no primeiro quartel do século XVII, a primitiva dedicação da freguesia a Santa Maria de Varzim. Por sua vez, esta encontrava-se já autonomizada da paróquia de Argivai desde, pelo menos, a primeira metade do século XVI, e a sua primitiva ermida, românico-gótica, dedicada ao Apóstolo São Tiago, havia sido objecto de uma campanha de obras quinhentista (AMORIM, 2002, p. 137).
O templo que hoje conhecemos foi inaugurado em 1757, e à sua edificação encontram-se ligados os nomes de importantes arquitectos, como é o caso de Manuel Fernandes da Silva. Natural de Braga, este mestre pedreiro foi responsável por intervenções arquitectónicas em edifícios tão significativos como o Hospital de São Marcos ou a Igreja e Nossa Senhora do Pópulo, em Braga. A obra da Póvoa de Varzim foi arrematada em 1742, sob projecto de Manuel Fernandes da Silva, lançando-se a primeira pedra a 18 de Fevereiro do ano seguinte. A sua morte, em 1751, levou à contratação de novos mestres pedreiros, a saber, Domingos da Costa, José Fernandes Lucas e João Moreira, que dirigiram as obras até à sua conclusão, embora todo o edifício estivesse já em fase adiantada (BRANDÃO, 1966, p. 119 e ROCHA, 1996, p. 154).
A fachada, definida por pilastras, divide-se em três panos, correspondendo os dos extremos às torres sineiras que enquadram o corpo central. Aqui, abre-se o portal principal, encimado pelo brasão régio a que se sobrepõe um nicho flanqueado por aletas, que exibe a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ladeiam-no duas janelas com frontões triangulares interrompidos. Após a cimalha, esta secção é rematada por um frontão de aletas, contracurvado, com cruz na empena.
No interior, de nave única coberta por abóbada de berço, e com transepto pouco profundo, ganham especial relevância os nove altares de talha dourada, barroca e rococó, boa parte dos quais de invocação mariana. Na verdade, a iconografia do templo denota a unidade e a importância do culto da Virgem nesta localidade, pois são em grande número as imagens de Nossa Senhora. Também no retábulo-mor, de talha rococó, a tribuna é preenchida por uma tela representando a Imaculada. Para além do já referido Manuel Fernandes da Silva, outro artista bracarense parece estar ligado à matriz da Póvoa: André Soares, a quem Robert Smith atribuiu o risco dos retábulos (SMITH 1971, pp. 5-28).
Uma referência ainda para José Rodrigues, também natural de Braga, que executou os sinos, em número de cinco, segundo contrato com data de 1753 (BRANDÃO, 1966, p. 120).
A arquitectura barroca, onde já se percebe a emergência de uma linguagem de características rococó, impera neste amplo templo, que domina o largo onde se encontra implantado, marcando a vocação marítima da cidade e a protecção de Nossa Senhora às gentes do mar, em complementaridade com a capela existente na fortaleza (AMORIM, 2000, p. 138).
(Rosário Carvalho)

Imagens

Bibliografia

Título

O culto mariano no arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim - Boletim Cultural, pp. 129-218

Local

Póvoa de Varzim

Data

2002

Autor(es)

AMORIM, Manuel

Título

Matias de Lis de Miranda em Braga e na Póvoa de Varzim (novos elementos para o estudo da talha poveira), separata do Boletim Cultural da Povoa de Varzim, vol. X, n.º 1

Local

Póvoa de Varzim

Data

1971

Autor(es)

SMITH, Robert C.

Título

A obra de pedraria da actual Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim, Boletim Cultural

Local

-

Data

-

Autor(es)

-

Título

A igreja Matriz da Póvoa de Varzim. Duas nótulas, Póvoa de Varzim Boletim Cultural

Local

Póvoa de Varzim

Data

1966

Autor(es)

BRANDÃO, Domingos de Pinho

Título

Os retábulos de talha da igreja matriz da Póvoa de Varzim, Revista Museu

Local

Porto

Data

1964

Autor(es)

GONÇALVES, Flávio

Título

Bibliografia da Póvoa de Varzim e seu Concelho, Póvoa de Varzim Boletim Cultural

Local

Póvoa de Varzim

Data

1968

Autor(es)

BARBOSA, Viriato