Saltar para o conteúdo principal da página

Casa dos Gorjões, também denominada «Casa da Família Gorjão» - detalhe

Designação

Designação

Casa dos Gorjões, também denominada «Casa da Família Gorjão»

Outras Designações / Pesquisas

Casa dos Gorjões / Casa da Família Gorjão(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Leiria / Porto de Mós / Porto de Mós - São João Baptista e São Pedro

Endereço / Local

Rua do Capitão António Cláudio
Porto de Mós

Largo de São João, 5 a 5-D
Porto de Mós

Número de Polícia: 5 a 5 D

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Situada na zona antiga de Porto de Mós, a Casa dos Gorjões é uma habitação seiscentista, totalmente remodelada entre os séculos XIX e XX. Natural de França, esta família chegou ao nosso país no século XVI mas não sabemos em que época se terá aqui instalado. Em todo o caso, uma porta sobre o jardim exibe a data de 1630.
Apesar da intervenção oitocentista, a casa segue um modelo habitacional característico do século anterior, desenvolvendo-se através de longa fachada, de dois andares, divididos por um friso, ao nível das janelas de sacada. Estas, marcam o andar nobre, habitualmente revelador de um maior requinte decorativo, e alternam com janelas de guilhotina. Já na fachada inferior, são os óculos ovais que se encontram nos intervalos entre as portas, de linhas rectas.
Tal como acontece na arquitectura civil do século XVIII, este ritmo constante de vãos converge no portal principal, aberto ao centro da fachada. Sobrepõe-se-lhe uma janela de sacada sobre a qual se conserva o brasão de armas da família Gorjão. O interior encontra-se bastante alterado, em consequência das adaptações sofridas. Actualmente acolhe alguns serviços da Câmara e é palco das reuniões da Assembleia Municipal.
Muito embora seja a austeridade construtiva e decorativa que mais caracteriza a Casa dos Gorjões, a realidade é que esta se impõe no contexto urbano de Porto de Mós através do seu volume compacto bem como pelo seu alçado simétrico e longo que, apesar de tudo, não deixa de exibir, em local de destaque, as armas dos Gorjões, impondo à localidade uma marca de prestígio e nobreza.
(Rosário Carvalho)

Imagens