Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de Vila Verde - detalhe

Designação

Designação

Casa de Vila Verde

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Lousada / Caíde de Rei

Endereço / Local

- -
Vila Verde

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Casa de Vila Verde produz vinho pelo menos desde a segunda metade do século XVII, quando era seu proprietário Semião Pinto de Mesquita. A casa de habitação que hoje se observa teve, certamente, diferentes campanhas de obras, sobre as quais apenas é possível estabelecer uma datação conjectural. É, com certeza, mais antigo o corpo lateral, que recorda as casa-torre medievais.
Admite-se que os dois primeiros pisos possam remontar ao século XVI, e que o último seja contemporâneo da construção do corpo principal pois as molduras dos vãos revelam maior proximidade entre si. Pelo contrário, no torreão , o piso térreo é aberto por duas portas e uma janela e o andar intermédio é marcado por uma loggia reduzida.
A divisão entre os pisos foi mantida no corpo longitudinal, com o prolongamento do friso do torreão. Este alçado é aberto, ao nível do andar nobre, por janelas de guilhotina cujo ritmo converge, ao centro, para o eixo formado pela porta principal e pela mansarda de remate contracurvado e pináculos laterais e central. A fachada é antecedida por uma escadaria de dois lanços opostos, que se desenvolvem no mesmo plano do alçado conferindo-lhe, ainda assim, um maior dinamismo.
Por fim, na capela, independente da casa, apenas há a assinalar a pedra de armas sobre o portal, o frontão triangular que remata a fachada, ladeado por pináculos e o campanário de dimensões reduzidas.
(Rosário Carvalho)