Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Ermida de Nossa Senhora do Codeçal - detalhe

Designação

Designação

Ermida de Nossa Senhora do Codeçal

Outras Designações / Pesquisas

Capela de Nossa Senhora da Piedade / Ermida de Nossa Senhora do Codeçal / Ermida de Nossa Senhora da Piedade (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Ermida

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Lisboa / Mafra / Azueira e Sobral da Abelheira

Endereço / Local

-- -
Codeçal

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 31/83, DR, I Série, n.º 106, de 9-05-1983 (ver Decreto)
Edital N.º 52/81 de 6-04-1981 da CM de Mafra
Despacho de homologação de 20-03-1981 do Secretário de Estado da Cultura
Parecer de 13-03-1981 da Comissão "ad hoc" do IPPC a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 23-02-1981 do IPPC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Dedicada a Nossa Senhora da Piedade, a igreja da localidade do Codeçal é uma construção iniciada em 1756, ou seja, imediatamente depois do grande terramoto de 1755 que destruíu a ermida primitiva erguida neste mesmo local. O novo templo, patrocinado pelo rei D. José, e pago com as esmolas dos fiéis, é uma edificação de relativa simplicidade, já que parte dos elementos do seu interior revelam modelos de inspiração de cariz erudito (AZEVEDO, FERRÃO, GUSMÃO, 1963, p. 43).
À fachada principal encontra-se adossado um outro corpo, de dois andares, encimado por uma sineira. O remate rectilíneo deste volume parece prolongar-se na curva desenhada pela empena do alçado da igreja, também ele organizado em dois andares. No primeiro, entre duas janelas com verga semicircular, rasga-se o portal principal, de moldura recta, cujo lintel acompanha o desenho do painel de azulejo que se lhe sobrepõe. Uma janela de pequenas dimensões, que se encontra sobre os azulejos, ilumina o interior do espaço. Numa fachada de grande austeridade, onde a decoração se circunscreve às molduras austeras dos vãos, à cruz da empena e aos pináculos que encimam os cunhais, o painel cerâmico, em forma de cartela rococó assume especial relevância, emprestando ao conjunto uma outra dinâmica e ilustrando a invocação da ermida com a representação de Nossa Senhora da Piedade.
No interior do templo, de nave única com abóbada de berço pintada com motivos ornamentais, os elementos de maior destaque são os retábulos em barro, onde se observam os diferentes passos da Paixão de Cristo, numa iconografia directamente relacionada com a própria dedicação da ermida. De acordo com Armando de Lucena, parte destes retábulos "reproduzem, em técnica popular, alguns dos que existem na basílica de Mafra" (LUCENA, 1987, p. 60).
Uma última referência para a capela-mor, onde o frontal do altar, em mármore, apresenta um baixo relevo evocativo de uma lenda que alude à presença de franciscanos nesta igreja aquando do terramoto, ajudando a população a superar tão terrível acontecimento (LUCENA, 1987, p. 60).
O remate ondulante da fachada, e o painel de azulejos sobre a porta, conferem a esta ermida uma dinâmica barroca e, de alguma forma, algo cenográfica, que domina o adro do Codeçal, encerrando em si importantes peças escultóricas, de gosto popular mas de inspiração erudita.
(Rosário Carvalho)

Imagens

Bibliografia

Título

Azulejaria em Portugal no século XVIII

Local

Lisboa

Data

1979

Autor(es)

SIMÕES, J. M. dos Santos

Título

Monografia de Mafra

Local

Mafra

Data

1987

Autor(es)

LUCENA, Armando de

Título

Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, vol. III (Mafra, Loures e Vila Franca de Xira)

Local

Lisboa

Data

1963

Autor(es)

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de

Título

Carta do Património do Concelho de Mafra. 1. Património Artístico-Religioso do Sobral da Abelheira, Boletim Cultural '95, pp. 217-228

Local

Mafra

Data

1996

Autor(es)

VILAR, Maria do Carmo

Título

Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de Mafra

Local

Mafra

Data

2009

Autor(es)

FERNANDES, Paulo Almeida, VILAR, Maria do Carmo