
Casa do Bispo, ficando abrangidos os azulejos existentes na mesma Casa - detalhe
Designação
Designação
Casa do Bispo, ficando abrangidos os azulejos existentes na mesma Casa
Outras Designações / Pesquisas
Escola Superior Agrária de Coimbra / Casa do Bispo / Quinta de São Martinho do Bispo / Escola Superior Agrária de Coimbra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Casa
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Coimbra / São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Endereço / Local
Quinta de São Martinho ou Quinta do Bispo
São Martinho do Bispo
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 47 508, DG, I Série, n.º 20, de 24-01-1967 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
A Quinta do Bispo, onde actualmente se encontra instalada a Escola Superior Agrária de Coimbra pertencente ao Instituto Politécnico desta cidade foi, outrora, possessão do Episcopado de Coimbra. Edificada entre o final do século XVI e o início do seguinte, a Quinta foi local de descanso e recolhimento do Bispo, e também do alto clero coimbrão. A casa antiga remonta, na generalidade, ao século XVII, e a sua morfologia revela dois corpos que abrem para um pátio, destacando-se ainda um varandim de colunas de pedra.
À entrada do pátio encontra-se o brasão episcopal, do século XVII, enquadrado por duas aletas. No muro que deveria definir o jardim da Quinta observa-se um recorte superior seiscentista e decoração de embrechados, com um nicho central. Esta modalidade artística, tão em voga no final do século XVII, consistia na "(...) aplicação livre de conchas (como é o caso da Quinta do Bispo), pedras, fragmentos de azulejo e porcelana chinesa, em nichos de igreja, arcos de fontenários, grotte de jardins e abóbadas de salões palacianos, sempre em insólitos efeitos decorativos (...)" (SERRÃO, 2003, p. 124), e que havia chegado a Portugal por influência do Oriente e do maneirismo italianizante (MECO, 1997, pp. 50-53) com o objectivo de contribuir, tal como a azulejaria, para a dinamização das texturas murárias características da denominada "arquitectura chã".
A Escola Superior Agrária tem levado a cabo intervenções de restauro com o objectivo de valorizar o seu património constituindo, também, aquele que é o maior museu agrário do país. No âmbito destas intervenções foi recuperado ainda o Chalet do Bispo, um edifício de época posterior e traços arquitectónicos característicos da Europa Central.
Uma última referência para as peças levadas para o Museu Nacional de Machado de Castro - o brasão do bispo de Coimbra D. Miguel da Anunciação e uma pia de água benta com as armas do referido bispo, ambas as peças do século XVIII (GONÇALVES, CORREIA, 1947).
(Rosário Carvalho)
Bibliografia
Título
O Barroco
Local
Lisboa
Data
2003
Autor(es)
SERRÃO, Vítor
Título
Os embrechados, in Monumentos
Local
Lisboa
Data
-
Autor(es)
MECO, José
Título
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém
Local
Lisboa
Data
2000
Autor(es)
SEQUEIRA, Gustavo de Matos
Título
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra
Local
Coimbra
Data
2009
Autor(es)
Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura