Saltar para o conteúdo principal da página

Castelo de Azinhalinho - detalhe

Designação

Designação

Castelo de Azinhalinho

Outras Designações / Pesquisas

Castelo do Azinhalinho(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Militar / Castelo

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Reguengos de Monsaraz / Corval

Endereço / Local

Outeiro do Azinhalinho
Corval

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 41 191, DG, I Série, n.º 162, de 18-07-1957 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
O topónimo "Castelo do Azinhalinho" está associado a uma elevação bem destacada na paisagem que integra a Herdade do Azinhalinho. Tendo sido efetuada uma visita ao local no início de 2019, não foi detetada qualquer estrutura ou espólio arqueológico que possam justificar a sua classificação em 1957 como Imóvel de Interesse Publico. No entanto, para que seja possível garantir que, de facto, não existem no local quaisquer vestígios de ocupação humana e que o sítio não possuiu relevância patrimonial, importa que seja programada uma campanha de trabalhos arqueológicos.

História
Pela consulta das atas da Comissão de Arte e Arqueologia existentes no Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz confirma-se que a proposta de classificação deste sítio data de 1956, tendo sido elaborada juntamente com outros locais de interesse arqueológico.
Apesar da pesquisa efetuada nos arquivos das instituições envolvidas no processo (Direção Regional de Cultura do Alentejo e DGPC), não foi até ao momento possível obter informações concretas sobre o que esteve na base da proposta de classificação do Sítio "Castelo do Azinhalinho".
Refira-se, ainda, que em 1995 o arqueólogo Victor Gonçalves envia ao ex. IPPAR (Direção Regional de Évora) um pedido de escavação do povoado "Outeiro das Carapinhas" situado a Sul do Castelo do Azinhalinho, sítio este já anteriormente intervencionado e publicado pela arqueóloga Maria Joaquina Soares (Código Nacional de Sítio n.º 19696). Nessa ocasião Victor Gonçalves considera conveniente alterar a designação do sítio para "Castelo do Azinhalinho" verificando-se que, depois dessa data, as publicações que surgem sobre o povoado do "Outeiro das Carapinhas" passam a referir-se a ele de forma inexata como "Castelo do Azinhalinho", adensando assim a confusão sobre o sítio.

Maria Ramalho/DGPC/2019.

Bibliografia

Título

Reguengos de Monsaraz Territórios Megalíticos

Local

Reguengos de Monsaraz

Data

1999

Autor(es)

GONÇALVES, Victor S.

Título

Manifestações do Sagrado na Pré-História do Ocidente peninsular

Local

-

Data

-

Autor(es)

-