Saltar para o conteúdo principal da página

Castro do Jarmelo, com a sua linha exterior de muralhas - detalhe

Designação

Designação

Castro do Jarmelo, com a sua linha exterior de muralhas

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Castro

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Guarda / Jarmelo São Pedro

Endereço / Local

-- no cerro do Jarmelo, junto à vila do Jarmelo, a 18 km a N da Guarda
-

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Descrição da localiuzação, constante dio diploma de classificação, de 1953: Situado no cerro do mesmo nome, a uns 18 km a nordeste da Guarda, com a sua linha exterior de muralhas, que passa a norte junto ao actual marco geodésico, e abrangendo; a este, uns 20 m de calçada romana, fora das muralhas, com os vestígios da antiga Fonte da Moura, e uma sepultura cavada na rocha, que se encontra perto dos terrenos onde se ergueu a Igreja de Santa Maria do Jarmelo; a sul, a área ocupada hoje pela Igreja de S. Pedro, cemitério, campanário e antiga casa da Câmara, até um muro que limita esta área por sudoeste, e incluindo duas sepulturas cavadas na rocha, uma situada ao norte da referida Igreja e outra entre esta e o cemitério mencionados; a oeste, o terreno que compreende a Igreja de S. Miguel, uma fonte de mergulho situada na propriedade de Adelino Barreiros e mais uma outra fonte, também de mergulho, situada a sul da dita Igreja de S. Miguel, junto a uma viela.

Implantado a cerca de 950 m de altitude, num cabeço com amplo domínio visual sobre toda a paisagem envolvente, este povoado fortificado da Idade do Ferro foi objecto de reutilizações funcionais durante o período romano e Idade Média, numa altura em que D. Fernando (1345- 1383) o terá reconstruído por ocasião das batalhas mantidas com o Reino de Castela.
Para além de um troço complementar composto de afloramentos graníticos de consideráveis dimensões, o sistema defensivo deste castro seria originalmente constituído por duas linhas de muralha bastante espessas, ao topo das quais se acederia por uns degraus localizados na zona Norte deste complexo proto-histórico, do qual fariam ainda parte duas portas localizadas a Oeste e a Sul, e que demarcariam dois caminhos que se cruzam no centro da área intra-muros. E é precisamente no interior destes sistema defensivo que se podem observar os alicerces de algumas construções habitacionais de planta predominantemente quadrangular e rectangular, além das ruínas da Igreja de Santa Maria e da Fonte da Moura
Foi na segunda linha de muralha, junto à porta Sul, que se ergueram várias estruturas, como a Igreja de São Pedro (com o seu respectivo cemitério e campanário), uma capela, a antiga Casa da Câmara e duas sepulturas escavadas na rocha. Situados numa cota mais abaixo, encontramos a Igreja de São Miguel (com o correspondente cemitério), bem como duas fontes e vestígios de outras construções. A par destas evidências, é ainda possível observar a existência de um troço de calçada romana, que ligaria este sítio à antiga rede viária romana e conduziria à entrada do recinto muralhado.
No seu conjunto, estas edificações e reconstruções evidenciarão bem o vincado carácter estratégico deste local, cujas potencialidades foram claramente reutilizadas ao longo dos séculos até, sensivelmente, meados de oitocentos.
[AMartins]

Imagens

Bibliografia

Título

Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...

Local

Lisboa

Data

1990

Autor(es)

PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, FERREIRA, Pedro Augusto

Título

Roteiro dos Monumentos de Arquitectura Militar do Concelho da Guarda

Local

Lisboa

Data

1943

Autor(es)

ALMEIDA, João de

Título

Origens da antiga vila do Jarmelo, Actas das 1ªs Jornadas do Grupo de Arte e Arqueologia do Centro - 1978

Local

Coimbra

Data

1979

Autor(es)

PORTAS, Clara

Título

Subsídios para um inventário dos achados monetários do distrito da Guarda, Revista de Arquivos, Bibliotecas e Museus

Local

-

Data

-

Autor(es)

-

Título

Castelos da Raia Vol. I: Beira, 2ªed.

Local

Lisboa

Data

2002

Autor(es)

GOMES, Rita Costa