
Capela de Nossa Senhora da Esperança - detalhe
Designação
Designação
Capela de Nossa Senhora da Esperança
Outras Designações / Pesquisas
Capela de Nossa Senhora da Esperança (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Capela
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Viseu / Lamego / Lamego (Almacave e Sé)
Endereço / Local
Rua da Seara
Lamego
Rua do Cerdeiral
Lamego
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Esta capela, pertencente à Confraria de Nossa Senhora da Esperança, foi mandada edificar em 1586 pelo Padre Francisco Gonçalves. O alpendre que precede o templo foi construído posteriormente, bem como o programa decorativo do interior, que data já do século XVII.
Esta pequena capela de gosto chão apresenta uma planimetria longitudinal bastante prolongada, composta pelos volumes diferenciados do alpendre, da nave e da capela-mor, à qual foram adossadas do lado do Evangelho a sacristia e a torre sineira.
O alpendre, precedido por escadaria e gradeado, é suportado por um conjunto de pilares e duas colunas, apresentando uma dimensão semelhante à do corpo da nave. Antecede o portal principal em arco de volta perfeita, ladeado por duas pequenas janelas e encimado por lápide com inscrição referente à fundação da capela: "Esta casa he da invocaçam de Nossa Senhora da Speraça a que mandou fazer o Padre Francisco Goncalvez 1586".
O interior é composto pelos espaços diferenciados da nave única e da capela-mor, mais baixa e estreita. Todo o corpo é decorado com painéis de azulejos de padrão seiscentistas, de tipo maçaroca no primeiro registo das paredes, e de tipo laçaria no registo superior. O tecto de caixotões de madeira que abrange todo o espaço da nave até ao arco triunfal é pintado com pinturas policromas, representando a genealogia de Jesus, segundo o Evangelho de São Mateus.
Os retábulos colaterais e a talha que adorna o arco triunfal, em estilo nacional, foram executados em 1718 pelos imaginários Francisco Rebelo e Manuel Ribeiro, segundo indica o contrato celebrado em 3 de Maio desse ano entre os mestres e a Confraria de Nossa Senhora da Esperança. O retábulo-mor, executado na mesma época segundo o mesmo gosto, apresenta tribuna central e trono, onde alberga a imagem da padroeira, esculpida em pedra de Ançã e datada do final do século XVI, época de fundação do templo.
No espaço interior destaca-se ainda a imagem em pasta do Ecce Homo executada em 1655 por Manuel Siqueira de Macedo, juiz da confraria, e pintada por António Rodrigues dos Chãos. Durante vários anos, por falta de segurança da capela, esta imagem foi guardada na casa do seu autor; aquando da sua morte, em 1673, a viúva restituiu a imagem ao espaço da capela.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 26 de Julho de 2005
Imagens
Bibliografia
Título
História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. 4, Renascimento (II)
Local
Lamego
Data
1984
Autor(es)
COSTA, Manuel Gonçalves da
Título
Roteiro ilustrado da cidade de Lamego
Local
Lamego
Data
1961
Autor(es)
AMARAL, João
Título
Artistas e Artífices nas Dioceses de Viseu e Lamego
Local
Viseu
Data
2001
Autor(es)
ALVES, Alexandre