
Capela de Santa Rita - detalhe
Designação
Designação
Capela de Santa Rita
Outras Designações / Pesquisas
Casa dos Lopes Quaresma e Capela de Santa Rita (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Casa
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Lousã / Lousã e Vilarinho
Endereço / Local
-- --
Fiscal
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Junto à Lousã, ergue-se a povoação de Fiscal, onde sobressaem duas casas nobres, de grande impacto - a Casa do Arco, da família Magalhães Mexia, e a Casa dos Lopes Quaresma, adossada à capela de Santa Rita. Esta última, com as cantarias em grés vermelho, contrasta vivamente com o solar, de maior sobriedade decorativa, constituindo um dos conjuntos arquitectónicos, de cariz barroco, mais significativos da região.
A sua edificação remonta ao século XVIII e a capela estaria concluída, com certeza, em 1762, data que figura numa campa da sacristia. Os volumes de ambos os espaços articulam-se em ângulo recto, com a fachada da habitação ligada à capela, dedicada a Santa Rita. A frontaria da Casa apresenta um conjunto de vãos, com verga trabalhada no andar nobre, e portal central, que se prolonga até à capela, esta última num plano mais avançado, e à qual se acede através de uma escadaria de degraus semicirculares. Ao centro, o portal é encimado por frontão de aletas, interrompido, e ladeado por óculos quadrilobados decorados com motivos de folhagens. Um entablamento robusto liga as pilastras que definem o alçado, servindo de base ao frontão contracurvado com fogaréus e cruz. Ao centro, encontra-se o brasão da família proprietária da Casa, os Lopes Quaresmas.
No interior, a capela desenvolve-se em nave única, com capela-mor de dois tramos, no primeiro dos quais se encontra o acesso quer à sacristia, quer ao corredor de ligação interna à casa. Para além do retábulo, onde se exibe a imagem da padroeira da capela, destacam-se os caixotões do tecto, com representações pictóricas de Santo António com o Menino, e os Evangelistas, na nave, e a Coroação da Virgem, com Santos e Anjos, na capela-mor.
Rosário Carvalho
Bibliografia
Título
A Lousã e o seu concelho
Local
-
Data
-
Autor(es)
LEMOS, Álvaro Viana de
Título
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém
Local
Lisboa
Data
2000
Autor(es)
SEQUEIRA, Gustavo de Matos
Título
Casas Nobres do século XVIII
Local
Lousã
Data
1959
Autor(es)
GONCALVES, António Nogueira