Saltar para o conteúdo principal da página

Duas salas do primeiro andar do prédio n.º 52 da Rua Cecílio de Sousa - detalhe

Designação

Designação

Duas salas do primeiro andar do prédio n.º 52 da Rua Cecílio de Sousa

Outras Designações / Pesquisas

Duas salas do primeiro andar do edifício na Rua Cecílio de Sousa, 52 / Edifício da Rua Cecílio de Sousa, n.º 52(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Lisboa / Lisboa / Misericórdia

Endereço / Local

Rua Cecílio de Sousa
Lisboa

Número de Polícia: 52

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (esclareceu que o número de polícia alterou para 52) (ver Decreto)
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (classificou com o número de polícia 90) (ver Decreto)

ZEP

Declaração de rectificação n.º 874/2011, DR, 2.ª série, n.º 98, de 20-05-2011 (retificou para ZEP do Bairro Alto e imóveis classificados na sua envolvente) (ver Declaração)
Portaria n.º 398/2010, DR, 2.º série, n.º 112, de 11-06-2010 (sem restrições) (fixou a ZEP do Bairro Alto) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 11-11-2009 da Ministra da Cultura para a ZEP Conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente
Parecer favorável de 23-05-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 29-09-2005 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Construção da 2.ª metade do séc. 19, este prédio, de planta rectangular, possuí volumetria paralelepipédica e cobertura a 4 águas, e compõe-se de 2 pisos separados por um friso realizado em cantaria, com abertura de vãos com emolduramento igualmente em cantaria.
A fachada principal é composta por 3 corpos separados por pilastras. Destes, destaca-se o corpo central que, ao nível do seu piso térreo, apresenta uma porta principal, de verga recta com bandeira trilobada, rodeada por janelas de peito de bandeira radial. No piso superior observam-se 3 janelas de sacada e bandeira, idêntica à da porta, e que se encontram servidas por varanda com guarda em ferro forjado, suportada por mísulas em cantaria.
Entretanto, os corpos laterais diferenciam-se do central pela abertura de vãos com características distintas, observando-se a presença de 2 portas de bandeira radial e de maior diâmetro no seu piso térreo, bem como de 2 janelas de sacada com varandim em ferro forjado, também elas de bandeira circular, no seu piso superior. O edifício encontra-se coroado por cornija e platibanda, por sua vez perfeitas de balaustrada ritmada por plintos de cantaria. A porta central, faculta acesso ao interior através de átrio amplo ao nível do piso térreo, do qual parte uma escadaria com guarda a servir o piso superior.

Imagens