Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturas - detalhe

Designação

Designação

Igreja de São José das Taipas, incluindo os retábulos com pinturas e esculturas

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de São José das Taipas / Igreja das Taipas / Capela de São José das Taipas / Capela das Almas e de São José das Taipas(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Porto / Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Endereço / Local

Rua Dr. Barbosa de Castro, frente ao Jardim da Cordoaria
Porto

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Edifício de gosto neoclássico projectado pelo arquitecto Carlos Amarante a igreja de São José das Taipas, sede da irmandade com a mesma designação, foi construída entre 1795 e 1878. Este templo marca uma transição entre o barroco e o neoclássico. Se a fachada apresenta um programa decorativo marcadamente barroco, o espaço interior do templo revela uma grande unidade estilística, característica do neoclássico portuense.
De planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, a igreja apresenta uma fachada principal antecedida por escadaria com grade de ferro, dividida em três registos. No primeiro foi rasgado o portal rectangular, inserido num vão de arco pleno e encimado por frontão curvo abatido, com inscrição em medalhão. No segundo registo, no alinhamento do portal, foi aberto um janelão com frontão curvo abatido assente sobre duas pilastras. A rematar a fachada, um frontão triangular com óculo decorado por grinalda rematado lateralmente por urnas. Do lado esquerdo, foi adossada a torre sineira, que possui no primeiro registo porta encimada por janela, e no segundo um janelão de moldura recta. O terceiro registo possui sineiras de arco pleno. Os dois últimos registos são revestidos por azulejos padrão azuis e brancos. Um coruchéu piramidal remata a torre. A fachada posterior possui três janelas nos dois últimos registos.
Interiormente a igreja possui nave única, com coro alto sobre arco abatido, coberta por abóbada de berço em estuque decorada ao centro por medalhão e dividida por arcos torais, que assentam em pilastras das paredes laterais. Na nave existem quatro altares laterais, dois do lado do Evangelho dedicados a Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Saúde, dois do lado da Epístola com a invocação de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição. Entre estes altares, de cada um dos lados, foi colocado um púlpito com guarda em talha dourada, encimados por vãos com balaustradas douradas com sanefas em talha. O arco cruzeiro, de volta perfeita, assenta sobre pilastras decoradas por grinaldas, sendo encimado por sanefa em talha dourada. A capela-mor, de planta rectangular, possui ao centro retábulo com tela representando Nossa Senhora das Almas, ladeada por duas imagens, à esquerda uma de São José, à direita de São Nicolau Tolentino. A sacristia, em espaço adjacente à capela-mor, é coberta por tecto estucado, com lanternim central, profusamente decorado, e possui numa das paredes um retábulo com nicho central.
Nas duas últimas décadas do século XX a igreja de São José das Taipas sofreu várias obras de conservação interiores e exteriores, e no ano de 1995 o edifício candidatava-se ao Projecto Piloto de Conservação do Património Arquitectónico Europeu. Entre os anos de 2000 e 2002 o templo foi submetido a uma grande campanha de restauro, que incluiu obras nas coberturas, pavimentos, conservação de telas e retábulos. CO

Imagens

Bibliografia

Título

O Porto na época dos Almadas - Arquitectura e Obras Públicas

Local

-

Data

-

Autor(es)

ALVES, Joaquim Jaime Ferreira

Título

Porto a Património Mundial - Processo de Candidatura da Cidade do Porto à Classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade

Local

-

Data

1993

Autor(es)

LOZA, Rui Ramos

Título

Carlos Amarante, Dicionário da Arte Barroca em Portugal

Local

Lisboa

Data

1989

Autor(es)

ALVES, Joaquim J. Ferreira