Saltar para o conteúdo principal da página

Penedo de Lexim - detalhe

Designação

Designação

Penedo de Lexim

Outras Designações

-

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Povoado Fortificado

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Lisboa / Mafra / Igreja Nova e Cheleiros

Endereço / Local

-- acesso por desvio na Estrada Igreja Nova - Alcainça Pequena
Igreja Nova

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Classificado como "Imóvel de Interesse Público" desde 1982, o "Penedo de Lexim" constitui um dos sítios arqueológicos mais relevantes da Arqueologia Mafrense e do Calcolítico peninsular. Localizado junto a um pequeno núcleo habitacional da freguesia da Igreja Nova e na margem esquerda da Ribeira de Cheleiros, o Penedo terá oferecido condições de habitabilidade suficientemente apelativas para que, entre o IV.º e o III.º milénios a. C., uma comunidade agro-pastoril o tivesse escolhido para aí se instalar.
Identificado ainda no final de oitocentos pelo eminente arqueólogo algarvio, Estácio da Veiga (1828 - 1891), o sítio só voltaria a centralizar o interesse de investigadores já durante os anos setenta do século XX, altura em que se procedeu a uma escavação de emergência em face do sério perigo de se perder para sempre este testemunho do Calcolítico peninsular devido aos trabalhos executados numa pedreira aberta nas suas imediações.
Ocupando uma área de cerca de três hectares, os materiais recolhidos até ao momento permitem corroborar a existência de uma subdivisão da sua ocupação em três fases. Assim, a primeira fase registada até à altura corresponde ao Neolítico final (finais do IV.º milénio a. C.), encontrando-se associada a uma estrutura habitacional sub-circular e a fragmentos ceramológicos lisos, de taças de bordo denteado, vaso carenados e de outros exemplares cerâmicos já integrados no Calcolítico inicial, como nos casos dos copos e das taças caneladas, estando ausentes quaisquer testemunhos metálicos e de adorno.
A segunda etapa, atribuída ao Calcolítico Pleno (III.º milénio a. C.), surge-nos como o nível ocupacional melhor representado no sítio em termos de quantidade e qualidade dos artefactos exumados, reflectindo, eles próprios, a extensão da área ocupada e o número dos seus habitantes. Dos materiais identificados, destaca-se a presença de testemunhos de actividade metalúrgica e de fragmentos cerâmicos significativamente decorados com folha de acácia, caneluras largas e motivos geométricos, além de componentes pertencentes a "queijeiras" e a pesos de tear. Numa época em que, grosso modo, se assistia à introdução de elementos tão essenciais para a consolidação das comunidades agro-pastoris, como a agricultura, o aproveitamento dos lacticínios (atestado neste caos pelas denominadas "queijeiras" - vide supra) e, sobretudo, a metalurgia do cobre - confirmado neste povoado pela presença de punções, de um furador e pingos de fundição -, as condições naturais de defesa do "Penedo de Lexim" foram reforçadas através da construção de muralhas.
Finalmente, a terceira fase equivale à Idade do Bronze, altura em que parece observar-se uma diminuição na actividade humana desenvolvida no "Penedo", embora evidenciada em diversos artefactos metálicos e ceramológicos, estes últimos predominantemente representados por exemplares com carenas acentuadas e vasos de colo alto.
[AMartins]

Imagens

Bibliografia

Título

"Os copos no povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro, Revista Portuguesa de Arqueologia"

Local

Lisboa

Data

2003

Autor(es)

FERREIRA, Sónia Duarte

Título

"O Neolítico final no Penedo do Lexim (Mafra): questões em aberto, Muita gente, poucas antas?. Origens, espaços e contextos do Megalitismo. Actas do II Colóquio Internacional sobre Megalitismo"

Local

Lisboa

Data

2003

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"300 Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal, Al-madan"

Local

Almada

Data

2001

Autor(es)

RAPOSO, Jorge

Título

"O povoado fortificado Neo e Eneolítico do Penedo de Lexim (Mafra). Campanha preliminar de escavações - 1970, O Arqueólogo Português"

Local

Lisboa

Data

1971

Autor(es)

JORGE, Vítor de Oliveira, OLIVEIRA, Vasco Salgado de, ARNAUD, José Eduardo Morais

Título

"Escavações no Penedo do Lexim (Mafra) 1975 - Notícia preliminar, O Arqueólogo Português"

Local

Lisboa

Data

1977

Autor(es)

ARNAUD, José Eduardo Morais

Título

"O Penedo do Lexim e o Calcolítico da Ribeira de Cheleiros: Leituras (des)encontradas dos materiais arqueológicos do Museu Municipal de Mafra, Boletim Cultural da Câmara Municipal de Mafra"

Local

Mafra

Data

1996

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"Thermolumiscent dating of neolithic and calcolithic pottery of sites in central Portugal, Archaeometry"

Local

Oxford

Data

1975

Autor(es)

WHITTLE, E. H.

Título

"Subsídios para a Carta Arqueológica de Concelho de Mafra , Boletim Cultural da Câmara Municipal de Mafra"

Local

Mafra

Data

1995

Autor(es)

GANDRA, Manuel Joaquim, CAETANO, Amélia

Título

"Antiguidades de Mafra ou relação archeologica das características relativas aos povos que senhoreavam aquelle território antes da instituição da Monarchia Portuguesa"

Local

Lisboa

Data

1879

Autor(es)

VEIGA, Sebastião Filipe Martins Estácio da

Título

"3000, 2000, 1000 (antes de Cristo): Contar o Tempo no Penedo de Lexim, Boletim Cultural da Câmara Municipal de Mafra"

Local

Mafra

Data

2000

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"Penedo do Lexim, Cadernos de Arqueologia de Mafra"

Local

Mafra

Data

2000

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"O Penedo do Lexim e a sequência do neolítico final e calcolítico da Península de Lisboa, tese policopiada apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa"

Local

Lisboa

Data

2010

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"Campo Arqueológico do Penedo do Lexim. 1. O povoado pré-histórico do Penedo do Lexim (Igreja Nova, Mafra). Resultados preliminares da Campanha 1 (98), Boletim Cultural '98, pp. 451-505"

Local

Mafra

Data

1999

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina

Título

"Arqueologia. 1. No sopé do Penedo do Lexim: Contextos e limites do povoado pré-histórico, Boletim Cultural 2002, pp. 205-229"

Local

Mafra

Data

2003

Autor(es)

SOUSA, Ana Catarina