
Igreja matriz de Vila Ruiva - detalhe
Designação
Designação
Igreja matriz de Vila Ruiva
Outras Designações / Pesquisas
Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, matriz de Vila Ruiva / Igreja Paroquial de Vila Ruiva / Igreja de Nossa Senhora da Encarnação / Igreja de Nossa Senhora da Expectação (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Igreja
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Cuba / Vila Ruiva
Endereço / Local
-- -
Vila Ruiva
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
A Igreja Matriz de Vila Ruiva terá sido construída a partir de 1523, por Tomás Fernandes, natural da localidade, e mestre de obras de Afonso de Albuquerque, tendo trabalhado nas obras de fortalezas na Índia. O conjunto arquitectónico, em estilo manuelino, possui o seu próprio interesse, mas merecem destaque particular os frescos que decoram o seu interior, pela importância e qualidade que possuem.
Na fachada salienta-se um impressionante torreão cilíndrico, coberto por cúpula entre quatro pináculos cantonais. O portal é em singelo arco quebrado, de ressonâncias góticas.
O interior, de nave única, é coberto por abóbadas estreladas, com fechos e mísulas esculpidas com motivos heráldicos e mascarões manuelinos. Nas paredes encontram-se diversas pinturas murais de camanhas diversas, dos séculos XVI, XVII, e XVIII. O retábulo do altar-mor é em estilo rococó. SML