Saltar para o conteúdo principal da página

Villa romana de Barros - detalhe

Designação

Designação

Villa romana de Barros

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Villa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Castelo Branco / Idanha-a-Nova / Oledo

Endereço / Local

Cabeço dos Mouros
Barros

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Sítio
A Villa Romana de Barros localiza-se na Quinta dos Barros, freguesia de São Miguel de Acha, no Concelho de Idanha-a-Nova, a cerca de 3 km a nordeste de Oledo e 5 km a sudeste da sede da freguesia. Pertencia ao território do Conventus Emeritensis, província da Lusitania. Os solos são argilosos e a ribeira da Caniçada corre a poente.
Até à data, as intervenções realizadas incidiram, sobretudo, na pars urbana de uma villa com uma ocupação balizada entre os séculos I e o V.
A casa senhorial, cuja construção deverá ser atribuída a finais do século III, apresenta planta de tipo basilical, desenvolvendo-se em torno de um pátio central ladeado por duas alas absidiadas, que dão acesso a diversas dependências, rematadas pelo triclinium e duas divisões laterais, que desenham um cruciforme no eixo da entrada principal, implantada no extremo oposto do edifício. O referido triclinium, igualmente absiadiado, e de grandes dimensões, funda parcialmente sobre suspensurade forma a vencer o desnível do terreno. Destaca-se, ainda, uma sala em "T", no lado sul, pavimentada a mosaico policromo com medalhão central que dispunha de um sistema de aquecimento, do qual foi exumado o hypocaustum e o praefurnium. Mantêm-se "in situ" quatro bases de coluna em mármore branco. Rogério Carvalho e Madalena Costa Cabral, responsáveis pelas escavações arqueológicas efetuadas no local, não descartam a possibilidade da residência ter possuído um andar superior.
A villa terá conhecido uma longa diacronia ocupacional, atestada pelos diversos trabalhos aplicados aos pavimentos, bem patentes no corredor mais a norte, onde são visíveis três níveis sucessivos de mosaico. Dois dos quatro cubicula da ala norte evidenciam sinais de uma reutilização, com a instalação de lareiras, sobre o opus musivum. No exterior, contiguo a estes compartimentos, encontra-se um lagar, com dois pesos e uma cavidade circular delimitadas por pedras graníticas.
O espólio recolhido, maioritariamente constituído por fragmentos de cerâmica comum, de características utilitárias, assim como alguns numismas e objetos de uso quotidiano, enquadra-se entre o século I e os finais do século IV.
História
A mais antiga referência aos vestígios romanos em São Miguel da Acha data de 1910 e insere-se na publicação de F. Tavares de Proença, Archeologia do districto de Castello Branco, onde se anuncia a descoberta de algumas moedas romanas. Geraldes Freire, em 1979, indica a concentração de materiais de construção da Época Romana no sítio do Castelo dos Mouros. No entanto, foi só em 1985, no decurso da realização de trabalhos agrícolas, que se identificaram as estruturas da villa. Realizaram-se duas campanhas de escavação, respetivamente em 1988 e 1989, sob a direção cientifica de Maria Madalena Santos e Rogério Carvalho, que incidiram, essencialmente, na "pars urbana".
Ana Vale
DGPC, 2019

Bibliografia

Título

Mosaico Romano, História da Arte em Portugal

Local

-

Data

-

Autor(es)

OLEIRO, João Manuel Bairrão

Título

Estação arqueológica em São Miguel de Acha, Reconquista

Local

-

Data

1986

Autor(es)

FREIRE, J. Geraldes

Título

Vestígios arqueológicos em São Miguel de Acha, Actas e memórias do 1.º Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor

Local

-

Data

1982

Autor(es)

FREIRE, J. Geraldes

Título

A villa romana de Barros - Oledo. Primeira notícia, 1.ªs Jornadas de Arqueologia da Beira Interior

Local

-

Data

-

Autor(es)

CABRAL, M. Costa, CARVALHO, R.

Título

Roman Portugal

Local

Warminster

Data

1988

Autor(es)

ALARCÃO, Jorge Manuel N. L.

Título

Relatório de Trabalhos Arqueológicos - Campanha de 1988. Texto policopiado, constante no processo DGPC/Arqueologia, S - 04049 - Villa Romana de Barros.

Local

-

Data

1988

Autor(es)

CARVALHO, Rogério Pires de, CABRAL, Madalena Costa

Título

Relatório de Trabalhos Arqueológicos - Campanha de 1989. Texto policopiado, constante no processo DGPC/Arqueologia, S - 04049 - Villa Romana de Barros.

Local

-

Data

-

Autor(es)

CARVALHO, Rogério Pires de, CABRAL, Madalena Costa