Saltar para o conteúdo principal da página

Palácio dos Maldonados - detalhe

Designação

Designação

Palácio dos Maldonados

Outras Designações / Pesquisas

Palácio dos Maldonados (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Palácio

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Beja / Beja / Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)

Endereço / Local

Rua do Esquível
Beja

Número de Polícia: 21-29

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O Palácio dos Maldonados, foi provavelmente construído em meados do século XVI, por iniciativa de uma família local de nome Furtado Mendonça. Actualmente, ainda podemos observar o brasão desta nobre famíla sobre a porta principal do edíficio, contudo, na tradição local o palácio continua a conhecer a denominação de Maldonados.
O edifício, estruturado em planta rectangular, possui nobre perfil renascentista, bem expresso na concepção do pórtico principal e na fina arcada, de volta perfeita, que se encontra no pátio interior . A grandiosidade da construção e a apetência por uma monumentalidade decorativa encontra-se também patente a nível do interior. Algumas das salas mais nobres do palácio possuem tectos de caixotões, encontrando-se estes painéis de cobertura interna revestidos de belas pinturas que remetem para o enaltecimento da fundação da nacionalidade, com representações pictóricas alusivas não só à Batalha de Ourique, como também à coroação de D. Afonso Henriques.
Com o século XVII, o edíficio vê alterada alguma da sua tipologia palaciana e senhorial, a favor de uma vivência que se pretendia mais adaptada a uma casa de campo, sendo adicionadas algumas depências com características de apoio estrutural ao trabalho de lavoura.
Em 1870, o Palácio dos Maldonados é utilizado como sede do Liceu de Beja, situação que se mantém por 35 anos. Actualmente, o edifício cumpre as funções de residência estudantil.
SCP

Imagens