Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Cruzeiro - detalhe

Designação

Designação

Casa do Cruzeiro

Outras Designações / Pesquisas

Casa onde se encontra instalado o consultório do Dr. António Pinto Fernandes Pega / Casa do Cruzeiro(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Nelas / Canas de Senhorim

Endereço / Local

Rua Keil do Amaral
Canas de Senhorim

Número de Polícia: 73

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (alterou a designação para "Casa do Cruzeiro") (ver Decreto)
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (classificou a "Casa onde se encontra instalado o consultório do Dr. António Pinto Fernandes Pega") (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

As mais antigas informações conhecidas relativas à casa do Cruzeiro referem-se à capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e edificada na transição do século XVII para o século XVIII. Foi mandada construir por Simão Coelho do Amaral, Bacharel da Universidade de Coimbra e cavaleiro da Ordem de Cristo, datando a escritura de obrigação de 21 de Agosto de 1699 (ALVES, 1995, p. 264).
Ao que tudo indica, a construção da casa é posterior à capela, devendo-se já ao filho de Simão Coelho do Amaral. A inexistência de descendência por parte deste e do irmão que herdou o imóvel sujeitou a casa à posse da Coroa, o que deu origem, pouco mais tarde, a uma disputa apenas resolvida no século XIX com a recuperação do edifício para a família. António Abreu da Gama foi quem beneficiou desta vitória, vindo depois a tornar-se proprietário da Casa Abreu Madeira. Em 1860-65, fez deslocar para este imóvel a capela de Nossa Senhora da Conceição, local onde ainda hoje se encontra (ver Solar Abreu Madeira).
A casa do Cruzeiro destaca-se pela sua fachada com friso e varanda alpendrada suportada por colunas dóricas, acedendo-se ao interior, muito descaracterizado pela intervenção de 1984, através de dois vãos de verga recta. À direita, abre-se o portão, de linhas rectas, definindo um segmento da fachada que no registo seguinte é delimitado por pilastras e que exibe, ao centro, a pedra de armas dos Coelho Amaral.
Em 1982, o imóvel acolhia um consultório, tendo sido classificada nessa data como Consultório do Dr. António Pêga, mas em 1997 o decreto n.º 67/97 de 31 de Dezembro de 1997, rectificou o nome para Casa do Cruzeiro.
(Rosário Carvalho)

Imagens

Bibliografia

Título

Notas e Documentos para uma Monografia da vila de Canas de Senhorim e seu termo, Beira Alta, vol. 54, pp. 245-267

Local

Viseu

Data

1995

Autor(es)

ALVES, Alexandre

Título

Casas solarengas de Canas de Senhorim, Beira Alta, vol LX, fasc. 3 e 4, pp. 563-587.

Local

Viseu

Data

2000

Autor(es)

PINTO, Evaristo João de Jesus