Saltar para o conteúdo principal da página

Uma inscrição gravada num penedo existente no lugar de Lamas do Moledo, que faz parte de um prédio pertencente a Manuel Rodrigues Simões - detalhe

Designação

Designação

Uma inscrição gravada num penedo existente no lugar de Lamas do Moledo, que faz parte de um prédio pertencente a Manuel Rodrigues Simões

Outras Designações / Pesquisas

Inscrição em Lamas de Moledo / Inscrição gravada num penedo no Lugar de Lamas de Moledo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)

Categoria / Tipologia

Arqueologia / Inscrição

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viseu / Castro Daire / Moledo

Endereço / Local

- -
Lamas do Moledo

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Sítio
A inscrição de Lamas de Moledo localiza-se na rua do Museu Municipal, povoação de Lamas, freguesia de Moledo, concelho de Castro Daire. Na mesma freguesia foram ainda identificados vestígios do povoado fortificado de São Lourenço, edificado na Idade do Ferro, mas que persistiu na época romana.
Trata-se de uma epígrafe votiva, gravada num penedo de granito, com caracteres latinos, mas parcialmente lavrada no idioma dito lusitano. A referência aos lusitanos baseia-se na distribuição dos escassos exemplares conhecidos, designadamente Cabeço de Fráguas, Arroyo de la Luz I, II, III e Arroches, no espaço que lhes é atribuído. O facto de estar insculpida numa rocha parece indicar que faria parte de um possível santuário ao ar livre. O texto revela o sacrifício de animais a divindades indígenas, utilizando termos latinos conjuntamente com outros de origem pré-romana. O campo epigráfico apresenta onze linhas. A sua leitura e interpretação dividiu os diversos estudiosos desde a sua descoberta apresentando-se aqui a vertida no artigo Epígrafe votiva de Arronches: notícia da sua identificação: RVFINVS . ET / TIRO SRIP / SERVNT / VEAMINICORI / DOENTI / AN (?) COM / LAMATICOM / CROVGEAI MAGA / REAICOI . PETRANIOI . T / ADOM . PORGOM INOVEA / . CAELOBRIGOI, que apresenta a seguinte leitura: Rufino e Tiro escreveram: os Veaminicórios ofereceram ancom lamaticon a Crouga, protectora dos Magariaicos; os Petrânios um porco tandom a Ióvea, protectora dos Caielóbrigos..
História A ausência de contexto arqueológico impede a aferição de uma cronologia fina à epígrafe de Lamas de Moledo, com investigadores a apontarem para os séculos II, III ou até IV d.C. para a sua elaboração.
Foi deslocada da sua posição original e adossa-lhe uma construção rural precária. Está protegida por um pequeno telheiro.
O conhecimento desta inscrição rupestre encontra-se atestado desde o século XVII, pela mão de Manuel Botelho Ribeiro Pereira que a interpreta como uma enumeração dos povos indígenas da Beira. Ao longo dos tempos surgem outras leituras destacando-se pela singularidade a de Rogério de Azevedo que, em 1954, que considera tratar-se de um hino musical redigido em grego e escrito com caracteres latinos.
Ana Vale
DGPC, 2020

Imagens

Bibliografia

Título

A Segunda Idade do Ferro, Nova História de Portugal

Local

Lisboa

Data

1990

Autor(es)

SILVA, Armando Coelho Ferreira da

Título

A inscrição de Lamas de Moledo, Beira Alta

Local

Viseu

Data

1954

Autor(es)

AZEVEDO, Rogério de

Título

Castro Daire. Roteiro Turístico

Local

Castro Daire

Data

1995

Autor(es)

CORREIA, Alberto

Título

Divindades Indígenas na Inscrição de Lamas de Moledo, Beira Alta

Local

Viseu

Data

1988

Autor(es)

VAZ, João Luís da Inês

Título

Castro Daire

Local

Castro Daire

Data

1995

Autor(es)

VAZ, João Luís da Inês, CORREIA, Alberto, ALVES, Alexandre

Título

Uma inscição votiva em língua lusitana, Palaeohispanica, 8

Local

-

Data

2008

Autor(es)

ENCARNAÇÃO, José d', TEIXEIRA, Cláudia, OLIVEIRA, Jorge de, CARNEIRO, André

Título

As epígrafes em língua lusitana. Memórias escritas da língua e da religião indígena , disponível em https://hdl.handle.net/10216/72404,

Local

-

Data

2013

Autor(es)

MIGUEL, Ana Margarida Gonçalves

Título

Epígrafe votiva de Arronches: notícia da sua identificação.

Local

-

Data

2010

Autor(es)

ENCARNAÇÃO, José d', TEIXEIRA, Cláudia, OLIVEIRA, Jorge de, CARNEIRO, André