Saltar para o conteúdo principal da página

Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade - detalhe

Designação

Designação

Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade

Outras Designações / Pesquisas

Convento dos Capuchos de São Francisco / Convento de Santo António de Portel / Convento dos Capuchos de Portel / Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade / Convento de Santo António de Portel / Convento dos Capuchos de Portel(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Convento

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Évora / Portel / Portel

Endereço / Local

Estrada Portel - Vera Cruz de Marmelar
Portel

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Considerado caducado por despacho de 21-03-2006 da vice-presidente do IPPAR
Despacho de homologação, como IIP, de 22-05-1981 do Secretário de Estado da Cultura

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O território correspondente, na actualidade, ao concelho de Portel revela, desde logo, uma característica de notória centralidade, relativamente às cidade de Évora e de Beja, que confere à sua paisagem uma diversidade incomparável, em grande parte marcada pela Serra de Portel e albufeiras, designadamente a do Alqueva, a de maior extensão artificial no cenário europeu.
Dotado de uma paisagem variada, o termo de Portel encerra nos seus domínios administrativos inúmeros vestígios arqueológicos reportáveis à mais alta antiguidade humana, numa comprovação da existência dos recursos cinegéticos essenciais à fixação e sobrevivência das comunidades que o procuravam. Potencialidades estas que, no conjunto, têm sido continuadas até aos nossos dias, sobressaindo, no entanto, a actividade do pastoreio.
Não obstante, o território de Portel resulta de um longo processo histórico ancorado na segunda metade do século XIII, quando D. Afonso III (1210-1279), notabilizado pela profícua fundação de povoações, restauro e repovoação de outras e concessão de numerosos forais, decidiu doar, como agradecimento pelos serviços prestados por D. João Peres de Aboim - ou D. Juan Pérez de Aboin -, fidalgo trovador e valoroso combatente e colaborador do Rei na conquista do Algarve, as terras que perfariam o novo termo, onde D. João de Aboim faria erguer um castelo (Tesouros Artísticos de Portugal, p. 450).
De entre os múltiplos edifícios erigidos em Portel desde então, sublinha-se o "Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade", fundado em 1547, por D. Teodósio I (1510-1563), 5.º Duque de Bragança (a mesma Casa que instalaria um palacete dentro do castelo), sendo remodelado no período barroco, até que a extinção (1834) das Ordens Religiosas ditou a sua venda em hasta pública, sendo, então, adquirido pela família Gil que o converteu em depósito de alfaias agrícolas, antes de ser doado, já nos anos cinquenta do século passado, à Fundação da Casa de Bragança e posteriormente obtido pela "Associação Terras Dentro".
Destacado na paisagem, numa encosta de acentuado pendente, o edifício, de planta quadrangular, articula-se horizontalmente, tendo claustro e área conventual adossados, esta última com cobertura de quatro águas.
Quanto ao templo, propriamente dito, de acentuada sobriedade arquitectónica e decorativa, o seu alçado principal é ritmado por três registos dispostos verticalmente, o primeiro dos quais ostentando o vão de arcaria de volta perfeita do endonartex, o segundo por alinhamento de três grandes janelões e, por fim, o terceiro, marcado por frontão triangular a emoldura um janelão de volta perfeita ladeado por luneta e dois nichos (Cf. Inventário Artístico de Portugal, 1978).
[AMartins]

Bibliografia

Título

Relaçam Histórica da Nobre Villa de Portel (...) oferecida ao Sereníssimo Príncipe Nosso Senhor e Duque de Bragança

Local

Lisboa

Data

1730

Autor(es)

PATALIM, Francisco de Macedo de Pinna

Título

Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)

Local

Lisboa

Data

1978

Autor(es)

ESPANCA, Túlio

Título

Rota do Fresco - Roteiro

Local

Cuba

Data

2003

Autor(es)

SOUSA, Catarina Vilaça de

Título

Portel, Tesouros Artísticos de Portugal

Local

Lisboa

Data

1976

Autor(es)

ALMEIDA, José António Ferreira de