Saltar para o conteúdo principal da página

Solar dos Metelos, também denominado «Casa Metello de Nápoles» - detalhe

Designação

Designação

Solar dos Metelos, também denominado «Casa Metello de Nápoles»

Outras Designações / Pesquisas

Casa Metello de Nápoles / Solar dos Metellos(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Solar

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Pinhel / Pinhel

Endereço / Local

Rua Teófilo Braga (antiga Rua do Cimo da Fonte e posteriormente Rua das Flores), 6 a 12
Pinhel

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 31-05-1996 do Ministro da Cultura

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O solar da família Metello terá tido origem numa casa situada fora das muralhas da povoação de Pinhel, mandada edificar nos primeiros anos do século XVII por Cristovão Gomes Rebelo e sua mulher, Isabel Vaz. Na segunda metade da centúria foi edificado o núcleo antigo da actual residência, e no ano de 1699 a propriedade pertencia ao Dr. Miguel da Cunha Coutinho e Mena. No século XVIII, a capela da casa era edificada a expensas de D. Rosa Maria de Morais Freire, sendo sagrada no ano de 1770, no ano em que D. José criava o bispado de Pinhel e a vila era elevada a cidade. Até ao final da centúria eram construídos os edifícios fronteiros à casa, que incluíam as cavalariças e cocheira.
Ao longo do século XIX foram efectuadas diversas campanhas de obras no solar e no seu espaço exterior. Entre 1823 e 1833 foram construídos a residência dos caseiros, uma escadaria anexa ao tanque da casa e um pombal, bem como um lanço de escada interior que conduz da Sala do Relógio ao corredor. Mais tarde, em 1844, Tomás Metello de Nápoles, proprietário da casa, mandava pintar no tecto do salão principal o brasão da família. O corpo residencial seria ampliado entre os anos de 1861 e 1864, sendo também edificados muros altos ao longo do perímetro da casa. Nos anos 80 do século XX eram levadas a cabo obras de beneficiação e conservação tanto no exterior como no interior, bem como nas coberturas do edifício.
O Solar dos Metellos possui planta longitudinal composta, que se desenvolve horizontalmente, dividida em dois registos no corpo residencial e integrando capela de planta octogonal, no topo noroeste do edifício, e corpo avançado com varanda fechada, a sudoeste. A fachada principal, orientada a oeste, apresenta quatro panos, o da capela no extremo esquerdo, dois pertencentes ao corpo residencial, e a varanda no extremo direito, sendo estes panos separados por pilastras de granito. O corpo residencial possui três portas de lintel curvo e janelas de moldura curva. O segundo registo possui janelas de sacada, com moldura rectangular e varandas de ferro forjado. A fachada posterior da casa possui diversas portas e janelas intercaladas no primeiro registo, e várias janelas de peito no segundo. Interiormente, a área residencial do solar possui diversos salões com paredes revestidas a papel, com tectos de madeira no núcleo mais antigo da casa, e tectos de estuque no núcleo construído no século XIX. O átrio da casa é revestido com painéis de azulejo oitocentistas.
A fachada da capela divide-se em três panos separados por pilastras lisas, apresentando no central o portal, de moldura simples encimada por frontão compósito. Os panos laterais possuem duas janelas de moldura abaulada. A fachada é coroada por frontão entrecortado, ladeado por pináculos e encimado por cruz. Do lado esquerdo foi colocada uma sineira.
Catarina Oliveira

Imagens

Bibliografia

Título

O Antigo Arciprestado de Pinhel nos Velho Livros da Câmara Eclesiástica de Viseu, Beira Alta, n.º 3, 1970

Local

Viseu

Data

1970

Autor(es)

ALVES, Alexandre

Título

Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel

Local

Lisboa

Data

1994

Autor(es)

NAPOLES, João Carlos Metello de, NAPOLES, Jorge Metello de