Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja Matriz de Santa Maria da Visitação de Castro Laboreiro - detalhe

Designação

Designação

Igreja Matriz de Santa Maria da Visitação de Castro Laboreiro

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de Santa Maria da Visitação, matriz de Castro Laboreiro
Igreja Matriz de Castro laboreiro / Igreja Paroquial de Castro Laboreiro / Igreja de Santa Maria da Visitação(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viana do Castelo / Melgaço / Castro Laboreiro e Lamas de Mouro

Endereço / Local

Largo do Eirado
Castro Laboreiro

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Igreja Matriz de Castro Laboreiro, da invocação de Nossa Senhora da Visitação, é um pequeno templo de fundação ainda pré-românica, embora com grandes alterações posteriores. No edifício são visíveis várias fases de obras distintas, nomeadamente a da sua edificação primitiva, que alguns autores colocam no século IX, e da qual pouco resta. É possível identificar uma campanha gótica, e outra datada da segunda metade do século XVIII, da qual resultou a feição actual do monumento.
A igreja situa-se num adro murado e elevado, acessível por três degraus. A austera fachada de granito, resultante da remodelação setecentista, é rasgada por portal de verga recta, encimado por pequeno friso saliente, óculo quadrilobado, e janelão em arco redondo. A empena, triangular e rematada por uma cruz latina, é realçada por pináculos sobre os cunhais. À esquerda da fachada adossa-se a torre sineira, também levantada no século XVIII. Os contrafortes do exterior serão góticos. No telhado destaca-se ainda um relógio de sol, com as horas em numeração romana.
No interior, da neve única, destaca-se a presença de uma pia baptismal românica , com interessante decoração. A capela-mor data da campanha de Setecentos. SML