
Dois dólmenes na Herdade de Corte Serrão - detalhe
Designação
Designação
Dois dólmenes na Herdade de Corte Serrão
Outras Designações / Pesquisas
Anta Grande de Corte Serrão / Anta Pequena de Corte de Serrão / Dólmens na Herdade de Corte Serrão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arqueologia / Anta
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Vidigueira / Pedrógão
Endereço / Local
Herdade de Corte Serrão
Vidigueira
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Cronologia
Decreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-1990 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Sítio
Implantadas nas proximidades do rio Guadiana, na parte Norte de uma pequena elevação com o nome Monte de Corte Serrão e a uma cota de 162 m, as duas antas situam-se a escassos vinte sete metros uma da outra, sendo que a maior se localiza mais a Sul.
O monumento de maiores dimensões, conhecido como "Anta Grande de Corte Serrão", apresenta uma câmara de planta poligonal embora a maioria dos seus esteios de xisto, num total de seis visíveis, se encontrem fraturados na parte superior e algo inclinados para o interior. Refira-se que o esteio da cabeceira, com dimensões exibidas de 2,50cm x 1,70cm, encontra-se quebrado longitudinalmente. No interior da câmara é visível um abatimento provocado por uma antiga violação.
Encontrando-se a sua antiga entrada virada a nascente, apresenta ainda um corredor sub-retangular parcialmente soterrado com cerca de dezassete metros mas que, supostamente, terá sido maior. Junto à entrada são ainda visíveis alguns esteios que podem estar relacionados com uma possível cobertura.
Relativamente à designada "Anta Pequenina de Corte Serrão", é possível reconhecer uma câmara de planta poligonal composta por sete esteios de xisto inclinados para o interior, o maior com 2,10 x 1,20 m. A entrada, que estaria voltada a nascente, deveria ligar a um corredor hoje inexistente.
História
As Antas de Corte Serrão foram estudadas pela primeira vez em 1944 pelo investigador José Fragoso de Lima. Mais tarde, em 1973, as mesmas foram referenciadas por um aluno do liceu de Beja de nome Manuel António Frade, o que levou a que a antiga Junta Nacional da Educação tomasse a iniciativa de as catalogar.
Maria Ramalho/DGPC/2017
Bibliografia
Título
Elementos históricos e arqueológicos do concelho de Moura
Local
Moura
Data
1981
Autor(es)
LIMA, José Fragoso de
Título
Antas da Bacia do Guadiana. Dolmenes da Corte-Serrão, Arquivo de Beja
Local
Beja
Data
1944
Autor(es)
LIMA, José Fragoso de
Título
Vidigueira e o seu Concelho
Local
Vidigueira
Data
1986
Autor(es)
CAETANO, J. A. Palma