Saltar para o conteúdo principal da página

Ermida de Nossa Senhora da Franqueira - detalhe

Designação

Designação

Ermida de Nossa Senhora da Franqueira

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de Nossa Senhora da Franqueira / Ermida de Nossa Senhora da Franqueira / Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

-

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Braga / Barcelos / Pereira

Endereço / Local

- -
Franqueira

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 42 692, DG, I Série, n.º 276, de 30-11-1959 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A fundação da pequena igreja dedicada a Nossa Senhora da Franqueira é por tradição atribuída a Egas Moniz, embora os elementos arquitectónicos mais antigos da actual estrutura do templo remontem ao século XV.
A planimetria do templo seria bastante transformada ao longo dos séculos XVII e XVIII, aumentando o volume do edifício e alterando significativamente a fachada.
A estrutura primitiva da ermida corresponde ao corpo rectangular da capela-mor, que conserva a cornija primitiva de gosto românico e a abóbada de nervuras gótica. No seu interior encontra-se um altar trazido de Ceuta por D. Afonso, conde de Barcelos cerca de 1415. O espaço da nave foi construído posteriormente, talvez já no século XVII, uma vez que a porta da sacristia apresenta gravada a data 1691.
A fachada apresenta um modelo de linhas verticais, cujo programa decorativo faz a transição entre o estilo chão e o gosto barroco. O portal, de moldura rectangular simples, é ladeado por dois janelos e encimada por uma grande janela de sacada com guarda de ferro. O conjunto é rematado por frontão triangular com nicho que alberga a imagem da padroeira, e do lado direito foi edificada a torre, em 1753, por Pedro Gomes Simões.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006

Imagens

Bibliografia

Título

O Concelho de Barcelos Aquém e Além Cávado (1948), 2ªed. fasimiliada

Local

Barcelos

Data

1987

Autor(es)

FONSECA, Teotónio da