Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Santo Cristo - detalhe

Designação

Designação

Capela de Santo Cristo

Outras Designações / Pesquisas

Capela do Senhor do Pé da Cruz
Capela de Santo Cristo de Sobral Pichorro / Capela de Santo Cristo(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Fornos de Algodres / Sobral Pichorro e Fuinhas

Endereço / Local

- -
Sobral Pichorro

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Capela de Santo Cristo apresenta-se como um exemplar de micro-arquitectura com uma estrutura pouco homogénea, que parece aproveitar diversos elementos de campanhas de obras diferentes. É possível que este templo tenha sido reedificado na segunda metade do século XVI, segundo as tradições locais por iniciativa da Companhia de Jesus.
A estrutura da capela é constituída por dois rectângulos justapostos, cujo interior é composto por três naves, cobertas por abóbada de cruzaria de ogivas, e separadas por dois arcos formeiros de volta perfeita. A capela-mor é ladeada por capelas laterais, tendo sido colocado na capela do lado do Evangelho um díptico de madeira com imagens de Cristo Crucificado e Cristo Redentor .
A fachada principal apresenta registo único, com portal principal ao centro, integrado em alfiz e ladeado por duas colunas. Sobre o conjunto foi colocado um escudo, actualmente ilegível, e um nicho. A cada um dos lados do portal foi rasgada uma janela de moldura rectangular, e delimitando lateralmente a fachada, duas colunas embebidas, adossadas a contrafortes. O edifício é rematado por cornija, com cruz ao centro, e possui nos ângulos gárgulas de canhão coroadas por pináculos.
A capela possui ainda um curioso túmulo, que decora arcosólio na nave lateral esquerda, com figura jacente em posição de oração. Actualmente, o túmulo encontra-se muito deteriorado, pelo que os elementos heráldicos e os motivos decorativos esculpidos em relevo na arca tumular são ilegíveis.
Todos os elementos decorativos do templo, tanto exteriores como interiores, apresentam uma estrutura bastante rudimentar, sendo provavelmente resultado de campanhas de obras executadas por uma oficina regional com menos recursos ao nível de mão-de-obra e de formação arquitectónica.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ Junho de 2004

Bibliografia

Título

Terras de Algodres - Concelho de Fornos

Local

Lisboa

Data

1938

Autor(es)

MARQUES, Monsenhor Pinheiro