Saltar para o conteúdo principal da página

Conjunto constituído pela Capela de São Sebastião, Capela de Nossa Senhora do Livramento e São Brás, Homem da Maça e seu Bicho, Monte de São Brás - detalhe

Designação

Designação

Conjunto constituído pela Capela de São Sebastião, Capela de Nossa Senhora do Livramento e São Brás, Homem da Maça e seu Bicho, Monte de São Brás

Outras Designações / Pesquisas

Capela de São Sebastião / Capela do Mártir São Sebastião (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Capela de São Brás / Capela de Nossa Senhora do Livramento (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Estátua do Homem da Maça / Estátua de São Brás da Maça (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Matosinhos / Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo

Endereço / Local

-- -
Santa Cruz do Bispo

Proteção

Situação Actual

Procedimento caducado - sem protecção legal

Categoria de Protecção

Não aplicável

Cronologia

Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Devolvido em 30-03-2006 à DR do Porto para formalizar proposta de ZEP
Despacho de abertura de 20-03-2002 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de 18-03-2002 da DR do Porto para a abertura para todo o conjunto
Despacho de homologação de 11-07-1941
Parecer concordante de 10-07-1941 da JNE
Informação de 5-03-1941 da DGEMN a propor a classificação da Capela de São Sebastião como VC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

O Monte de São Brás, que actualmente funciona como parque público, pertencia à antiga Quinta de Santa Cruz do Bispo. No seu perímetro alberga as capelas de São Brás, também dedicada a Nossa Senhora do Livramento, do Mártir São Sebastião, e uma escultura em granito, designada Homem da Maça e seu bicho .
A Capela de São Sebastião, edificada no século XVI, é um templo de nave única, com alpendre assente em colunas, ao qual se acede através de ampla escadaria. No interior, possui altar revestido com azulejos seiscentistas, de padrão, encimado por nicho com a imagem de São Sebastião, ladeado por duas mísulas com anjos. A flanquear estas mísulas, foram dispostos dois painéis policromos em relevo, com Santos Evangelistas.
A Capela de São Brás, ou de Nossa Senhora do Livramento, é uma reconstrução datada de 1880 de um templo seiscentista. De planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangular, cuja fachada é revestida por azulejos azuis e brancos e rematada por frontão com inscrição no tímpano, onde pode ler-se: "Esta Capela foi reedificada em 1880 pelos benfeitores. O Senhor António Francisco Pereira e sua esposa Viscondessa de Stª Cruz do Bispo em 1888 mandou a mesma senhora fazer o alargamento do seu adro, escadaria, Caza dos Milagres e pequenas habitações anexas". No interior destaca-se o retábulo de talha barroca, possivelmente pertencente à capela primitiva.
Junto às capelas foi colocado, em 1935, o Homem da Maça, uma estátua de granito de linhas arcaicas e robustas, cuja data de execução se desconhece. A figura é representada com barba e cabeleira, estando os braços amputados até à altura dos cotovelos. Possui vestes de guerreiro, e junto a si foi esculpido um animal, deitado, que se assemelha com um leão.
Catarina Oliveira
IGESPAR,I.P./2007

Imagens

Bibliografia

Título

O Grande Porto

Local

Lisboa

Data

1986

Autor(es)

PACHECO, Helder

Título

Guia de Portugal, v.4, t. II : Entre Douro e Minho, Douro Litoral

Local

Lisboa

Data

1983

Autor(es)

PROENÇA, Raul