Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de Sezim, também conhecida por Casa Grande ou Paço de Sezim - detalhe

Designação

Designação

Casa de Sezim, também conhecida por Casa Grande ou Paço de Sezim

Outras Designações / Pesquisas

Casa Grande / Paço de Sezim (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Solar

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Braga / Guimarães / Nespereira

Endereço / Local

EN 310 (Guimarães - Porto)
-

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Portaria n.º 443/2006, DR, II Série, n.º 49, de 9-03-2006 (ver Portaria)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Esta casa está inserida num enquadramento rural isolado por terras de cultivo, quintais, pomares e jardins. Está delimitada a norte por um muro de vedação com portão encimado por pedra d'armas que integra a capela. O acesso ao portal principal faz-se através uma avenida larga ladeada por carvalhos e castanheiros da Índia. Todo o conjunto se destaca do meio envolvente.
Trata-se de um edifício de planta em U composto por três corpos fechados integrando duas torres nos ângulos de ligação à ala central, invulgarmente mais baixa do que as laterais, revelando as mesmas torres uma certa influência oriental no tipo das coberturas. A Norte o muro da fachada principal integra um portão armoriado. As massas estão dispostas horizontalmente com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas. O embasamento proeminente é construído em granito aparente. O muro que precede a casa, encobrindo-a parcialmente, possui vãos gradeados encimados por cornija e urna, ladeando o portal da entrada, em cantaria, de verga em abatido encimado por cornija e brasão oval fortemente decorado. A partir do muro estrutura-se a casa, de linhas alongadas e composição simétrica, possuindo três corpos: alas laterais de dois pisos com torreões quadrangulares nos extremos fazendo a ligação à ala central, mais baixa e de um só piso. A ala central abre-se ao pátio por pequenos vãos rectangulares, quase junto ao solo e janelas de moldura simples. O seu remate exterior, no alinhamento do muro que fecha a casa, é simétrico, tendo dois corpos separados por pilastras: o primeiro: o primeiro com porta de verga recta encimada por óculo oval e frontão de lanços e o segundo com vão recto encimado por óculo redondo e remate em pano de cantaria com sineira ao centro. A fachada posterior, orientada a Sul, possui no primeiro piso zonas de serviço cobertas de hera e o segundo percorrido a todo o comprimento por uma grande varanda com delgadas colunas e grade de ferro, onde é patente a influência colonial; sobre esta fachada impõem-se volumetricamente os torreões. As fachadas Oeste e Este são ritmadas pelas janelas ao nível do piso nobre. O interior da casa é composto por uma série de salas que se desenvolvem longitudinalmente, decoradas com diversos papéis pintados que apresentam cenas panorâmicas oitocentistas.
Embora formada por uma planta em U contraria a disposição de acesso a partir de escadaria central optando pela solução de duas escadarias colocadas nos extremos definidos pelos torreões. Possui acoplado, a Norte, um edifício de dois pisos mais antigo, sobre embasamento, cujo primeiro piso apresenta elementos quinhentistas. A capela apresenta um retábulo de talha neoclássica.

Imagens

Bibliografia

Título

Casas Senhoriais Portuguesas

Local

sl

Data

1986

Autor(es)

AZEVEDO, Francisco de

Título

Casas Nobres de Portugal

Local

Lisboa

Data

1987

Autor(es)

BINNEY, Marcus

Título

Guia de Portugal, v.4, t. II : Entre Douro e Minho, Minho

Local

Lisboa

Data

1996

Autor(es)

DIONÍSIO, Sant'Ana

Título

Casas e Jardins de Portugal

Local

Lisboa

Data

1998

Autor(es)

SAPIEHA, Nicolas, BINNEY, Marcus, BOWE, Patrick, VENTURI, Francesco

Título

Solares de Portugal

Local

Ponte de Lima

Data

1996

Autor(es)

-

Título

Memórias Ressuscita da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726. vol. 1

Local

Ponte de Lima

Data

1992

Autor(es)

CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra