Saltar para o conteúdo principal da página

Edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes - detalhe

Designação

Designação

Edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes

Outras Designações / Pesquisas

Edifício onde nasceu Manuel Teixeira Gomes / Casa Manuel Teixeira Gomes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Faro / Portimão / Portimão

Endereço / Local

Rua Judice Biker
Portimão

Número de Polícia: 1

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

Deliberação Camarária n.º 58/07, de 16-01-2007, a determinar a classificação como IIM (atual IM)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Nascido em Vila Nova de Portimão, a 27 de Maio de 1862, Manuel Teixeira Gomes foi uma das principais figura da 1ª República. Ministro em Madrid e em Londres, numa altura em que estava bem viva a humilhação provocada pelo Ultimatum inglês às colónias africanas, Delegado de Portugal à Sociedade das Nações, foi eleito o sétimo Presidente da República a 6 de Agosto de 1923, cargo que ocupou durante pouco mais de dois anos, renunciando em 11 de Dezembro de 1925.
Sentido com o rumo da República, e com a permanente desunião das forças democráticas, partiu para a Argélia a 17 de Dezembro de 1925 e não mais voltou a Portugal, falecendo em 1941, no seu quarto de Hotel na cidade de Bougie. Teixeira Gomes não foi apenas mais um dos muitos Presidentes da 1ª República portuguesa. À sua vasta carreira diplomática e política, juntou-se uma vertente literária, manifestada nos últimos anos de vida, de que resultaram obras como o Carnaval Literário ou as Novelas Eróticas.
O edifício onde este notável político nasceu encontra-se classificado mais pelo simbolismo imaterial do homem que evoca, que propriamente por rasgos arquitectónicos e artísticos relevantes.
É uma casa oitocentista discreta, numa das faces do Largo 1º de Dezembro, e que contrasta com a grande fachada cenográfica do Palácio Sárrea, este sim um imponente edifício de finais do século XVIII que domina toda a praça. Pelo contrário, a casa onde nasceu Teixeira Gomes é um edifício de piso térreo, típico da arquitectura do Sul, com telhado de duas águas, alçados caiados de branco, pilastras laterais sugeridas por outra cor e janelas quadrangulares.
Mantém, todavia, algumas características originais, como a porta de ferro que antecede um espaço alpendrado que dá acesso ao jardim das traseiras, também ele um elemento da arquitectura oitocentista em meio proto-urbano, e regional, que aliava a vida citadina (onde se desenvolviam os negócios de exploração de figo, da família Gomes) e a fruição familiar ao ar livre.
Paulo Fernandes

Bibliografia

Título

Portimão

Local

Lisboa

Data

1993

Autor(es)

VENTURA, Maria da Graça Mateus, MARQUES, Maria da Graça Maia