Saltar para o conteúdo principal da página

Atalaia - detalhe

Designação

Designação

Atalaia

Outras Designações / Pesquisas

Bateria da Mata / Atalaia da Mata / Bateria da Mata(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Militar / Atalaia

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Viana do Castelo / Vila Nova de Cerveira / Vila Nova de Cerveira e Lovelhe

Endereço / Local

Alto do Lourido
Lovelhe

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MIP - Monumento de Interesse Público

Cronologia

Portaria n.º 493/2017, DR, 2.ª série, n.º 248, de 28-12-2017 (ver Portaria)
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 20-11-2017 da diretora-geral da DGPC
Anúncio n.º 23/2017, DR, 2.ª série, n.º 53, de 15-03-2017 (projeto de decisão relativo à classificação como MIP) (ver Anúncio)
Despacho de 5-01-2017 da diretora-geral da DGPC para se promover a consulta pública
Em 24-05-2016 a DRC do Norte propôs que se promovesse a consulta pública, enviando planta elaborada em conjunto com a CM de Vila Nova de Cerdeira correspondendo à área física precisa da Atalaia que se pretende classificar
Despacho de homologação de 19-11-1979 do Secretário de Estado de Cultura
Edital de 22-08-1979 da CM de Vila Nova de Cerveira
Parecer de 18-01-1979 da COISPCN a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 2-06-1977 da DGEMN

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Situada na encosta oeste do Monte da Senhora da Encarnação, sobranceiro a Vila nova de Cerveira e ao Rio Minho, a Atalaia, ou Fortim da Atalaia, localiza-se a 100 metros de altitute, sendo acessível pela estrada da Senhora da Encarnação. Atualmente, a pequena fortaleza é rodeada por vegetação abundante.
O fortim apresenta um corpo central de planta centralizada, formando um torreão circular, correspondente à bateria, cuja fachada é rodeada por cornija e rasgada por fenestrações, precedidas por balcões suportadas por cachorros. No centro deste edifício foi construída uma cisterna. A bateria é rodeada por uma muralha, que comportava o caminho de ronda, na qual foi rasgada a entrada principal da fortaleza, em arco quebrado.
História
A Atalaia é uma construção anterior às Guerras da Restauração, podendo datar-se a sua edificação entre o início do século XVI e os meados do século XVII.
Na verdade, esta construção moderna de tipo mota-fosso-rampa-torre circular terá substituído uma torre de atalaia medieval, já que alguns autores referem que há notícias de uma atalaia situada no Monte da Senhora da Encarnação desde o ano 714 (Guerreiro: 1995), quando foi registada pelas tropas do califa Muza durante a invasão muçulmana. Mais tarde, durante a invasão normanda de 1015, terá servido como local de alerta da incursão das tropas inimigas, utilizado o sistema de fachos (ACER: 2007).
A sua localização estratégica na defesa da fronteira constituída pelo Rio Minho terá sido fundamental para manter a estrutura ativa e renovada depois da independência de Portugal, à semelhança do que aconteceu com o castelo de Vila Nova de Cerveira durante os reinados da Primeira Dinastia.
Na Idade Moderna, a decisão de construir, ou mais concretamente reconstruir, o fortim voltou a prender-se com opções geoestratégicas de defesa da fronteira, já que a localização da atalaia e o seu ângulo de tiro eram "um complemento defensivo, de rectaguarda e de apoio a qualquer tentativa de assalto ao castelo da vila [de Cerveira] e ao forte de Azevedo-Lovelhe" (Almeida: 2000), este último edificado já depois de 1640, impedindo assim o avanço de exércitos inimigos que surgissem da Serra da Gávea ou protegidos pelas fortalezas do lado galego da fronteira do Rio Minho.
A Atalaia está classificada como monumento de interesse público desde 2017.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018

Imagens

Bibliografia

Título

Castelos do Distrito de Viana

Local

Coimbra

Data

1926

Autor(es)

GUERRA, Luís Figueiredo da

Título

Contributos para a História de Vila Nova de Cerveira, vol.1

Local

Vila Nova de Cerveira

Data

1995

Autor(es)

GUERREIRO, Castro

Título

Pelos Caminhos do Património de Vila Nova de Cerveira

Local

Vila Nova de Cerveira

Data

2000

Autor(es)

ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de

Título

Fortim da Atalaia do Espírito Santo ou da Senhora da Encarnação (https://www.emi.acer-pt.org/pesquisa-nominativa/366-vila-nova-de-cerveira/vila-nova-de-cerveira-vila/211-fortim-da-atalaia-do-esprito-santo-ou-da-senhora-da-encarnao)

Local

-

Data

2008

Autor(es)

-

Título

Intervención sobre patrimonio militar portugués en el rio Miño. Equipamento de apoyo a la Atalaia de Lovelhe. Tese de mestrado

Local

Vila Nova de Cerveira

Data

2014

Autor(es)

MARTÍNEZ PRAT, Izar