Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro - detalhe

Designação

Designação

Capela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro

Outras Designações / Pesquisas

Igreja da Misericórdia / Capela da Santa Casa da Misericórdia do Carvoeiro / Capela de Nossa Senhora da Visitação(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Santarém / Mação / Carvoeiro

Endereço / Local

Largo da Misericórdia
Carvoeiro

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Despacho de 23-12-1996

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Instituída no início do século XVII pelo padre Jorge Fernandes, reitor da povoação do Carvoeiro (SEQUEIRA, 1949), a Capela de Nossa Senhora da Visitação é um pequeno templo integrado na malha urbana, que estaria deste a sua edificação integrada na irmandade de Misericórdia local.
O templo é composto por três corpos distintos que formam a planimetria longitudinal, o espaço único da nave, rectangular, a capela-mor quadrangular, e um anexo para apoio aos serviços litúrgicos.
Embora apresente uma estrutura arquitectónica modesta, o templo destaca-se pelo programa decorativo interior que apresenta modelos de alguma erudição. Exemplo é o retábulo principal, de estrutura maneirista imitando uma composição arquitectónica, com sete painéis a óleo, figurando nas predelas São Jorge e o dragão , São Jerónimo e São Pedro . O registo intermédio foi preenchido com tábuas que figuram cenas da vida de Cristo, nomeadamente O beijo de Judas , A agonia do Senhor no horto e O Senhora da Cana Verde , e o último registo apresenta uma Visitação .
As figuras dos registos inferiores apresentam uma composição de gosto maneirista, evidente nas linhas alongadas e contorcidas, que se afasta não só dos habituais temas marianos dos templos ligados às Misericórdias como indicam uma data de execução anterior à edificação da capela, sendo também evidente que o retábulo não foi criado para o espaço onde se encontra colocado (PEREIRA, Maria Amélia Horta, A Capela de Nossa Senhora da Visitação do Carvoeiro, processo de classificação, IPPAR, 1995).
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR

Bibliografia

Título

Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Santarém

Local

Lisboa

Data

1949

Autor(es)

SEQUEIRA, Gustavo de Matos