Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Arco do Bispo - detalhe

Designação

Designação

Casa do Arco do Bispo

Outras Designações / Pesquisas

Casa do Arco da Péla / Casa do Arco do Bispo / Casa do Arco da Péla (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Castelo Branco / Castelo Branco / Castelo Branco

Endereço / Local

Praça Luís de Camões
Castelo Branco

Número de Polícia: 16

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Situada na Praça Velha de Castelo Branco, a Casa do Arco do Bispo teria sido a primeira residência dos bispos da Guarda, numa época em que a cidade estava integrada nesta diocese. Reaproveitando a estrutura da Porta do Pelame, foi construído um palácio cuja edificação original data de meados do século XIII, quando em 1245 o mestre da Ordem do Templo, D. João, fez um acordo com o Bispo da Guarda, no qual os Templários se obrigavam a ceder um local para a construção de uma habitação para o prelado. Nos séculos XVI e XVII o imóvel sofreu alterações, sendo desta fase a construção que actualmente se encontra sobre o arco.
O edifício, de planta longitudinal, divide-se em dois corpos. Na fachada norte, sobre o Arco do Bispo, podemos observar um torreão rectangular com duas janelas de peito sem moldura, situado sobre um túnel em arco de volta perfeita, reforçado por cinco arcos torais que assentam sobre colunelos de secção rectangular. Esta seria a estrutura original da torre da Porta do Pelame.
Fazendo um ângulo recto com a torre está o outro corpo do edifício, de possível fundação quinhentista, onde foi aberta uma porta com arco de querena, actualmente entaipada, e duas janelas semelhantes às do torreão. Ao centro da fachada foi edificado um portal seiscentista de moldura simples, encimado por um frontão triangular coroado por dois fogaréus (que actualmente se encontra partido). No extremo da fachada foi aberta uma janela com moldura de volta perfeita.
Na fachada principal, a sul, encontramos no primeiro piso o portal e uma janela, ambos de moldura recta. No piso seguinte podemos ver uma janela de sacada e um postigo. O terceiro e quarto pisos possuem, respectivamente, três e duas janelas de peito de moldura rectangular.
A estrutura da Casa do Arco do Bispo, que incorpora uma torre, "(...) insere-se no esquema habitual da arquitectura doméstica dos finais da Idade Média." (LEITE, Ana Cristina, 1991, p. 32).
Catarina Oliveira
IPPAR/2005

Imagens

Bibliografia

Título

Portados quinhentistas da cidade de Castelo Branco

Local

Castelo Branco

Data

1979

Autor(es)

MARTINS, Anacleto

Título

Castelo Branco

Local

Lisboa

Data

1991

Autor(es)

LEITE, Ana Cristina