Saltar para o conteúdo principal da página

Casa da Família Dias Leite - detalhe

Designação

Designação

Casa da Família Dias Leite

Outras Designações / Pesquisas

Casa da Família Dias Leite (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Aveiro / Aveiro / Eixo e Eirol

Endereço / Local

Rua Dr. Alfredo Coelho Guimarães
Eixo

Número de Polícia: 15

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Aveiro em 3-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 9-10-1996 do Ministro da Cultura
Despacho de 27-06-1994 do presidente do IPPAR a determinar a reavaliação da instrução do processo
Parecer favorável de 20-04-1193 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 11-05-1992 do IPPC (Coimbra) para a classificaçãqo como VC
Proposta de classificação de 20-02-1992 da CM Aveiro para VC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Erigida no centro da povoação de Eixo, perto da Igreja de Santo Isidoro, a Casa da Família Dias Leite é uma habitação de cariz rural edificada no século XVIII. De planta retangular irregular, o imóvel divide-se em dois pisos, tendo um terreiro junto à fachada posterior.
A fachada principal, alongada, é rasgada por uma série de vãos simétricos, mas algo irregulares nas dimensões e configuração ao nível do piso térreo. No andar nobre, as janelas de sacada, com gradaria de ferro forjado, alternam com outras de guilhotina, com avental trabalhado. Num dos extremos da fachada observa-se um óculo quadrilobado inscrito numa moldura de alvenaria. Ladeiam este corpo principal outras duas construções que se pensa terem funcionado como oficinas de caldeiraria.
No interior da casa principal conservam-se alguns dos azulejos do século XVIII, bem como parte do mobiliário de estilo D. José e D. Maria I, e ainda duas esculturas de barro oitocentistas, executadas em oficinas aveirenses.
História
A localidade de Eixo, eminentemente rural, tem remota origem medieval, sabendo-se que o seu senhorio pertenceu, ao longo dos séculos, a famílias de grande importância como os Sousas, a vários mosteiros e ordens religiosos, à Casa de Bragança e, ainda, à Coroa (Neves; Semedo; Arroteia: 1989, p. 102). Em 1853 o concelho de que era sede foi extinto, tendo sido anexado ao de Aveiro.
A Casa da Família Dias Leite é um testemunho deste tempo de prosperidade, integrando um conjunto de habitações setecentistas e oitocentistas de Eixo. Muito embora boa parte destes imóveis denotem o cariz rural que lhes deu origem, esta casa evidencia algumas das características de feição mais erudita da arquitetura civil setecentista portuguesa, sendo, por isso, a que mais se destaca, tanto pela sua imponência como pela individualização da fachada principal.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016

Imagens

Bibliografia

Título

Aveiro e sua região

Local

Aveiro

Data

1979

Autor(es)

ROSA, A. Quaresma, REBELO, Fernando