
Capela de Santa Ágata - detalhe
Designação
Designação
Capela de Santa Ágata
Outras Designações / Pesquisas
Ermida de Santa Águeda
Ermida de São Neutel / Capela de Santa Ágata / Capela de Santa Águeda (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Religiosa / Ermida
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Beja / Alvito / Vila Nova da Baronia
Endereço / Local
Herdade dos Aires
Vila Nova da Baronia
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como MIP - Monumento de Interesse Público
Cronologia
Portaria n.º 505/2011, DR, 2.ª série, n.º 76, de 18-04-2011 (ver Portaria)
Despacho de homologação de 1-06-2010 do Secretário de Estado da Cultura
Edital N.º 57 de 2-12-2009 da CM de Alvito
Parecer de 15-07-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. a propor a classificação como IIP
Edital N.º 17 de 10-05-2005 da CM de Alvito
Edital de 21-07-1977 da CM de Alvito
Despacho de homologação de 15-04-1977 do Secretário de Estado da Investigação Científica
Parecer de 1-04-1977 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
ZEP
Portaria n.º 505/2011, DR, 2.ª série, n.º 76, de 18-04-2011 (sem restrições) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 1-06-2010 do Secretário de Estado da Cultura
Edital N.º 57 de 2-12-2009 da CM de Alvito
Parecer favorável de 15-07-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 15-03-2009 da DRC do Alentejo
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Fundada no início do século XVI dentro do perímetro da Herdade de Santa Águeda, esta ermida era originalmente dedicada a Santo Eleutério, ou São Neutel, como passaria a ser designado pela tradição popular.
É um pequeno templo rural, com uma estrutura integrada no gosto gótico-mudéjar desenvolvido na época na região do Alentejo. Tornou-se um centro de romarias locais, pelo que junto ao templo foram edificadas as casas do ermitão e dos romeiros.
A planta, de dimensões médias, é composta pela justaposição de dois volumes, o que corresponde à nave, de secção rectangular, e o da capela-mor, quadrado. O espaço é coberto por abóbada de cruzaria de ogivas, apoiadas em colunas adossadas, cujos fechos e mísulas são decorados por relevos de tipologia vegetalista e heráldica.
O retábulo-mor, edificado cerca de 1570, apresenta um modelo maneirista de talha dourada, de grande sobriedade decorativa. É composto por três tábuas dedicadas ao Calvário, à Ressurreição e à Ascensão da Virgem, incorporando no nicho central a imagem de São Neutel.
Ao longo do século XVII a ermida sofreu uma profunda transformação, derivada de uma campanha de obras que visou sobretudo a decoração interior do templo. A galilé que antecede o templo foi edificada nessa mesma época, e no interior foram executadas diversas pinturas murais, que revestem todo o espaço interior da ermida.
A pintura mural foi executada em quatro campanhas distintas, sendo os três primeiros grupos de pintura realizados em datas muito aproximadas, ao longo dos primeiros anos do século XVII (SOUSA, Catarina V., 2003,pp.62-67).
A primeira campanha de pintura a fresco decora os alçados da nave, onde foram pintadas figuras de santos, inseridas em molduras individuais, caracterizadas por uma composição "estandartizada", obra de uma oficina regional.
A segunda campanha corresponde às restantes figuras pintadas junto as figuras de santos referidas anteriormente, pintadas por diversas mãos em épocas diferentes, emboras todas se enquadrem na centúria de Seiscentos.
A terceira, pintada na mesma época, foi possivelmente a primeira a ser executada, uma vez que corresponde à decoração da capela-mor, de temática dedicada à vida do padroeiro, São Neutel, na qual são incluídas também as figuras dos anjos músicos da abóbada. Esta campanha destaca-se pela diferença do traço, que se pode designar como "miniatural", uma vez que teve como objectivo "(...) encaixar diversos episódios da vida do padroeiro no pouco espaço disponível." (Idem, ibidem).
Foi executada uma última campanha no extradorso da fachada, com uma representação da Matança dos Inocentes, executada já em 1784.
Com o terramoto de 1755 o portal da igreja seria parcialmente destruído, pelo que foi edificado novamente no ano seguinte. Nessa época, a ermida recebeu o onomástico adicional de Santa Águeda, santa de grande devoção local. Esta mudança originou a implantação de um núcleo habitacional em redor do templo, designado posteriormente por Aldeia de São Neutel.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Bibliografia
Título
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Vol. XII
Local
Lisboa
Data
1992
Autor(es)
ESPANCA, Túlio
Título
A arte manuelina na arquitectura de Alvito
Local
Lisboa
Data
1949
Autor(es)
MANIQUE, Luís de Pina
Título
Arte e História no concelho de Alvito - Guia para uma visita
Local
Alvito
Data
1994
Autor(es)
VALÉRIO, António João Feio
Título
Rota do Fresco - Roteiro
Local
Cuba
Data
2003
Autor(es)
SOUSA, Catarina Vilaça de