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Igreja de Bitarães - detalhe

Designação

Designação

Igreja de Bitarães

Outras Designações / Pesquisas

Igreja de São Tomé de Bitarães / Igreja Paroquial de Bitarães / Igreja de São Tomé(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Paredes / Paredes

Endereço / Local

Lugar da Igreja
Bitarães

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A igreja paroquial de Bitarães, da invocação de São Tomé, foi construída no século XVIII. O templo ergue-se no local de um outro, que segundo a tradição teria sido erguido por iniciativa da infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, na primeira metade do século XIII.
O edifício actual, situado no fundo de uma larga alameda de tílias, e antecedido por um singelo cruzeiro de adro, possui fachada tipicamente barroca, aberta por portal recto, com frontão circular rematado por grupo escultórico. É rematada por cornija corrida, interrompida ao centro pelo alto janelão de verga recta que se rasga sobre o portal, e no seu eixo. De cada lado deste, e sob o entablamento, fica um pequeno óculo circular. O frontão é circular, ladeado por dois pináculos de base quadrada, e flanqueado por duas sineiras em arco pleno, com coroamento de volutas. É encimado por grande cruz. Toda a fachada é revestida de azulejos.
O interior é de nave única, com capela-mor rectangular, aberta por arco triunfal de volta perfeita, abrigando um interessante altar de talha dourada. O tecto, em madeira, e com perfil de meio canhão, está inteiramente decorado com caixotões pintados, figurando cenas bíblicas e imagens de Apóstolos e Santos. A nave conserva vários retábulos de talha dourada, e algumas telas.
Sílvia Leite