Saltar para o conteúdo principal da página

Igreja de Santa Marta de Alcanhões, incluindo os azulejos que revestem o seu interior, a imagem da Virgem do século XVI, a escultura em pedra do fim do século XV, possível representação de Santo António, o retábulo de talha barroca e (...) - detalhe

Designação

Designação

Igreja de Santa Marta de Alcanhões, incluindo os azulejos que revestem o seu interior, a imagem da Virgem do século XVI, a escultura em pedra do fim do século XV, possível representação de Santo António, o retábulo de talha barroca e (...)

Outras Designações / Pesquisas

(...) a coluna com pia circundante, assente sobre pilastra / Igreja Paroquial de Alcanhões / Igreja de Santa Marta(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Igreja

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Santarém / Santarém / Alcanhões

Endereço / Local

Largo Cardeal D. Guilherme
Alcanhões

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
Edital de 24-02-1976 da CM de Santarém
Despacho de homologação de 1-08-1975 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente
Parecer de 25-07-1975 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 10-07-1975 da DGAC

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A igreja de Santa Marta de Alcanhões terá sido construída no século XVI, segundo o modelo das igrejas-salão, na sua declinação maneirista. A fachada, em estilo chão, possui dois registos, vazados pelo portal rectangular com moldura de cantaria, encimado por janelão idêntico, e óculo elipsolidal. É flanquada por pilastras de cantaria, e encimada por um frontão em arco rebaixado. À fachada Norte adossa-se uma sineira de três pisos.
O interior é de nave única, na qual se destacam os azulejos tipo padrão e tapete, do século XVII, com faixas de cercadura, e ainda um púlpito quinhentista em mármore.
A classificação inclui os azulejos polícromos do interior, uma imagem da Virgem do século XVI, uma escultura em pedra de finais do século XV, possível representação de Santo António, o retábulo do altar-mor, de talha barroca em estilo nacional, e a coluna com pia circundante, assente sobre pilastra. SML

Imagens