Saltar para o conteúdo principal da página

Prédio na Rua D. Sancho I, 15 a 17 - detalhe

Designação

Designação

Prédio na Rua D. Sancho I, 15 a 17

Outras Designações / Pesquisas

Casa na Rua de D. Sancho I, n.º 15 a 19(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Guarda / Guarda

Endereço / Local

Rua D. Sancho I
Guarda

Número de Polícia: 15-17

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Despacho de 24-02-1976

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Integrada no casco histórico da cidade da Guarda, implantada na esquina da Rua D. Sancho I, o prédio que ocupa números 15 a 17 desenvolve-se numa planta irregular, em L, dividida em dois pisos, o térreo destinado a armazém e, possivelmente, utilizado também com fins comerciais, o primeiro piso destinado exclusivamente a habitação. Num modelo em que se regista a utilização de linhas sóbrias e robustas, os elementos que merecem maior destaque na fachada são as molduras de portas e janelas, destacando-se na uniformidade dos edifícios ao serem adornados com pequenos elementos decorativos.
No primeiro registo possui três portas de moldura retangular simples, sem qualquer adorno, e uma janela de peito à esquerda. No segundo registo foram abertas duas janelas, a da esquerda também de moldura reta com florão ao centro, a da direita com arco trilobado, encimada por friso. O pano murário é concluído numa cornija saliente com gárgulas de canhão estriadas.
Na fachada lateral destaca-se um Passo da Via Sacra, inserido num nicho retangular ladeado por pilastras e volutas e encimado por frontão interrompido por uma concha.
O interior do edifício divide-se atualmente por três casas. O primeiro piso do número 15 é dividido em três compartimentos cuja passagem é efetuada por arco quebrado com inscrição, possivelmente hebraica. Na casa seguinte destaca-se no segundo piso um armário de cantaria embutido na parede, esculpido em relevo. Na última casa os tetos são forrados de madeira, havendo no primeiro piso três compartimentos e no segundo quatro.
História
A atual Rua D. Sancho I integra uma das principais vias da Guarda medieval, que percorre a cidade entre o antigo Paço (ou Passo, de Paixão) do Biu, e a antiga Rua Direita, a mais importante do casco medievo.
O edifício que ocupa os números 15 a 17 terá sido edificado entre meados do século XVI e os primeiros anos do século XVII, atendendo à sua tipologia. Constata-se que houve um esforço para empregar na estrutura, ainda que de forma rudimentar, pressupostos da linguagem classicista, certamente numa tentativa de enobrecer a habitação, destinada a uma das principais vias da cidade.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018

Imagens

Bibliografia

Título

A Guarda medieval, posição, morfologia e sociedade (1200-1500)

Local

Lisboa

Data

1987

Autor(es)

GOMES, Rita Costa

Título

Guarda

Local

Lisboa

Data

1995

Autor(es)

PEREIRA, José Fernandes

Título

História da Guarda. Oitocentos anos de cidade

Local

Lisboa

Data

1999

Autor(es)

GARCÊS, José

Título

A evolução da paisagem urbana da cidade da Guarda: ativação/desativação do património edificado. Dissertação de mestrado

Local

Porto

Data

2013

Autor(es)

PITA, Vanessa Maria da Costa