Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Comendador - detalhe

Designação

Designação

Casa do Comendador

Outras Designações / Pesquisas

Casa do Governador / Casa do Comendador (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Castelo Branco / Penamacor / Meimoa

Endereço / Local

Rua do Comendador
Meimoa

Número de Polícia: 25

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Penamacor em 9-06-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 31-10-1989 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer de 26-10-1989 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Proposta de 30-06-1989 da CM de Penamacor

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

A Casa do Comendador, situada num terreno que constituía comenda de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Militar de São Bento de Aviz, terá sido mandada edificar em finais do século XV, início do século XVI, havendo uma referência a ela na Visitação da Ordem de Aviz de 1518, quando era comendador D. Jorge de Melo,
De planta rectangular irregular, apresenta uma fachada principal com dois registos, o primeiro com portal de moldura recta em meia-cana e janela sem moldura, estando uma segunda porta cimentada e adaptada a janela. Possui ainda um lanço de escadas de acesso à casa anexa. No segundo registo possui janela de lintel recto com moldura rectangular decorada na zona inferior com motivos circulares e geométricos; o friso da janela, sobre o lintel é decorado com três pentafólios e duas cruzes de Cristo. A janela é ladeada por mísula circular decorada com motivos zoomórficos. O registo possui ainda outras três janelas, duas de lintel recto sem moldura, uma de sacada também de lintel recto com varandim de ferro forjado.
A fachada posterior apresenta igualmente dois registos, o primeiro com porta de lintel recto sem moldura, o segundo com três janelas de lintel recto, duas sem moldura, uma com moldura de toro. A fachada lateral este apresenta no primeiro registo um lanço de escadas com patamar simples, integrando uma porta de lintel recto, e no segundo porta de lintel recto com moldura simples, e janela de moldura chanfrada.
No interior o edifício foi dividido em dois pisos, obedecendo a um carácter funcional, destacando-se no conjunto a cobertura de madeira e o armário de cantareira em pedra.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005

Imagens