Saltar para o conteúdo principal da página

Casa do Comendador - detalhe

Designação

Designação

Casa do Comendador

Outras Designações / Pesquisas

Casa do Governador (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Castelo Branco / Penamacor / Meimoa

Endereço / Local

Rua do Comendador
Meimoa

Número de Polícia: 25

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Penamacor em 9-06-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 31-10-1989 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer de 26-10-1989 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Proposta de 30-06-1989 da CM de Penamacor

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Situada na extremidade sul da povoação de Meimoa, no concelho de Penamacor, a Casa do Comendador corresponde a um edifício habitacional de planta retangular irregular com duas fachadas viradas a diferentes arruamentos, e dividido em dois pisos.
Na fachada destaca-se a janela de moldura retangular do piso superior, cujo lintel é decorado com motivos circulares e geométricos insculpidos na pedra, ladeada por mísula com motivo zoomórfico. À direita desta ergue-se um largo varandim de ferro forjado e base de pedra, assente em cachorros, com janela de sacada. No extremo direito, no piso térreo, foi construída uma pequena escada com patamar e guarda de pedra, que dá acesso a porta do edifício contíguo, cuja tipologia das fenestrações é muito semelhante.
No interior o edifício foi dividido em dois pisos, obedecendo a um carácter funcional, que destinava os cómodos térreos aos serviços e armazéns, e as divisões do andar superior aos espaços sociais e privados.
História
A Casa do Comendador terá sido edificada entre os finais do século XV e os primeiros anos do século XVI. O terreno onde foi erigida constituía a comenda de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Militar de São Bento de Avis. A habitação foi referida na Visitação da ordem de 1518, aludindo-se então à Casa do Comendador, que ao tempo era D. Jorge de Melo.
Apesar de ter sido renovada em 1987, atualmente a casa encontra-se desabitada, sofrendo alguns problemas de conservação da estrutura.
A casa do Governador está em vias de classificação.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019

Imagens