
Edifício sito no Largo do Romal, n.º 2, incluindo o painel de azulejos dedicado a Nossa Senhora da Conceição - detalhe
Designação
Designação
Edifício sito no Largo do Romal, n.º 2, incluindo o painel de azulejos dedicado a Nossa Senhora da Conceição
Outras Designações / Pesquisas
Edifício de habitação em Coimbra / id=851">Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Edifício
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Coimbra / Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Endereço / Local
Largo do R0mal, 2
Coimbra
Proteção
Situação Actual
Em Vias de Classificação
Categoria de Protecção
Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...
Cronologia
Proposta de 16-01-2018 da DRC do Centro para a revogação do despacho de homologação de 16-12-1987 da Secretária de Estado da Cultura, por o imóvel não ter um valor patrimonial de âmbito nacional e não poder ser classificado como de interesse municipal
Despacho de 22-05-2017 da diretora-geral da DGPC a enviar o processo à DRC do Centro, atendendo a que o imóvel não pode ser classificado pela autarquia, nos termos do n.º 5 do art.º 94.º da Lei n.º 107/2001 de 8 de setembro
Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Coimbra em 11-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 16-12-1987 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer de 5-11-1987 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Despacho de abertura de 6-01-1982 da presidente do IPPC
Proposta de classificação de 29-12-1981 do Museu Nacional do Azulejo
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Implantado em plena baixa da cidade de Coimbra, o número 2 do Largo do Romal é um edifício de habitação construído possivelmente no século XVIII.
De planta quadrangular, dividido em dois pisos, apresenta na fachada a porta de moldura retangular, à direita, e uma janela de guilhotina, à esquerda, rasgadas no andar térreo e, no piso superior, duas janelas de peito.
O elemento mais interessante do edifício é, sem dúvida, o painel de azulejos setecentistas da fachada principal, embutido ao nível do segundo piso, ao centro da fachada, entre as duas fenestrações. Trata-se de um conjunto de azulejos azuis e brancos figurando Nossa Senhora da Conceição calcando uma serpente sobre um crescente lunar, um globo, e uma representação de uma alma do Purgatório. A Virgem surge aureolada com uma coroa de estrelas. O globo é ladeado por duas flores mariana, uma rosa e um lírio (ou açucena). A serpente segura uma maçã entre as mandíbulas, em alusão ao pecado original. Sob a alma do Purgatório, de mãos unidas, está uma pequena cartela com as letras P.N. AV. M.ª (Pai Nosso e Ave Maria). O conjunto é enquadrado por uma moldura barroca de concheados e enrolamentos de acanto, encimada por uma cruz. O desenho e a execução do painel são da autoria de uma oficina coimbrã.
História
Pouco se sabe sobre a história deste pequeno edifício plurihabitacional; na realidade, a datação setecentista do imóvel decorre do painel de azulejos barrocos que decora a sua fachada, podendo pressupor-se que aí foi colocado quando da construção da estrutura.
No ano de 1981, este número 2 do Largo do Romal foi proposto para classificação pelo Museu Nacional do Azulejo, devido à qualidade do seu ornamento azulejar.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Bibliografia
Título
Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra
Local
Coimbra
Data
2009
Autor(es)
Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura