Saltar para o conteúdo principal da página

Edifício sito no Largo do Romal, n.º 2, incluindo o painel de azulejos dedicado a Nossa Senhora da Conceição - detalhe

Designação

Designação

Edifício sito no Largo do Romal, n.º 2, incluindo o painel de azulejos dedicado a Nossa Senhora da Conceição

Outras Designações / Pesquisas

Edifício de habitação em Coimbra / Edifício no Largo do Romal, n.º 2 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Edifício

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Coimbra / Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)

Endereço / Local

Largo do R0mal, 2
Coimbra

Proteção

Situação Actual

Em Vias de Classificação

Categoria de Protecção

Em Vias de Classificação (Homologado como IM -...

Cronologia

Proposta de 16-01-2018 da DRC do Centro para a revogação do despacho de homologação de 16-12-1987 da Secretária de Estado da Cultura, por o imóvel não ter um valor patrimonial de âmbito nacional e não poder ser classificado como de interesse municipal
Despacho de 22-05-2017 da diretora-geral da DGPC a enviar o processo à DRC do Centro, atendendo a que o imóvel não pode ser classificado pela autarquia, nos termos do n.º 5 do art.º 94.º da Lei n.º 107/2001 de 8 de setembro
Enviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à CM de Coimbra em 11-05-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 16-12-1987 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer de 5-11-1987 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como VC
Despacho de abertura de 6-01-1982 da presidente do IPPC
Proposta de classificação de 29-12-1981 do Museu Nacional do Azulejo

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Implantado em plena baixa da cidade de Coimbra, o número 2 do Largo do Romal é um edifício de habitação construído possivelmente no século XVIII.
De planta quadrangular, dividido em dois pisos, apresenta na fachada a porta de moldura retangular, à direita, e uma janela de guilhotina, à esquerda, rasgadas no andar térreo e, no piso superior, duas janelas de peito.
O elemento mais interessante do edifício é, sem dúvida, o painel de azulejos setecentistas da fachada principal, embutido ao nível do segundo piso, ao centro da fachada, entre as duas fenestrações. Trata-se de um conjunto de azulejos azuis e brancos figurando Nossa Senhora da Conceição calcando uma serpente sobre um crescente lunar, um globo, e uma representação de uma alma do Purgatório. A Virgem surge aureolada com uma coroa de estrelas. O globo é ladeado por duas flores mariana, uma rosa e um lírio (ou açucena). A serpente segura uma maçã entre as mandíbulas, em alusão ao pecado original. Sob a alma do Purgatório, de mãos unidas, está uma pequena cartela com as letras P.N. AV. M.ª (Pai Nosso e Ave Maria). O conjunto é enquadrado por uma moldura barroca de concheados e enrolamentos de acanto, encimada por uma cruz. O desenho e a execução do painel são da autoria de uma oficina coimbrã.
História
Pouco se sabe sobre a história deste pequeno edifício plurihabitacional; na realidade, a datação setecentista do imóvel decorre do painel de azulejos barrocos que decora a sua fachada, podendo pressupor-se que aí foi colocado quando da construção da estrutura.
No ano de 1981, este número 2 do Largo do Romal foi proposto para classificação pelo Museu Nacional do Azulejo, devido à qualidade do seu ornamento azulejar.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017

Imagens

Bibliografia

Título

Património Edificado com Interesse Cultural - Concelho de Coimbra

Local

Coimbra

Data

2009

Autor(es)

Câmara Municipal de Coimbra - Departamento de Cultura