Saltar para o conteúdo principal da página

Casa de António Mendes da Fonseca - detalhe

Designação

Designação

Casa de António Mendes da Fonseca

Outras Designações / Pesquisas

Casa de António Mendes da Fonseca (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Cantanhede / Cantanhede e Pocariça

Endereço / Local

Rua Sara
Pocariça

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, n.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada na Rua Sara, no centro da povoação da Pocariça, a casa de António Mendes da Fonseca é uma habitação unifamiliar que se caracteriza pelos espaços alpendrados da fachada principal.
O edifício, dividido em dois pisos, desenvolve-se numa planta retangular. Antecedida por um pequeno jardim, o frontispício divide-se em dois corpos; à direita, o principal, que apresenta no piso térreo um alpendre de pedra assente sobre colunas dóricas que antecede a entrada principal, no extremo direito do pano murário, e duas janelas de moldura retangular, rasgadas no restante espaço.
No corpo da esquerda, que tem uma janela no registo inferior e duas no superior, ergue-se uma escada de pedra que permite o acesso à varanda do andar nobre, assente sobre o alpendre térreo. Este balcão é, também, coberto por alpendre, de madeira e telha, apoiado sobre entablamento pétreo e quatro pilastras. Com modelo idêntico ao andar de baixo, este piso possui também entrada no extremo direito e duas janelas de sacada à esquerda.
O espaço interior está disposto de forma a servir as funções habitacionais, e a área traseira da casa é ocupada por um extenso jardim.
História
Na povoação da Pocariça subsistem ainda muitas casas seiscentistas e setecentistas que se caracterizam pela varanda alpendrada suportada por colunas e pelo acesso ao andar nobre através de escadaria exterior, paralela à fachada. A Casa de António Mendes da Fonseca integra este conjunto de casas rurais "enobrecidas", de que fazem parte também a casa da rua do Crucifixo, a habitação da família Silveira Aires ou a casa das Vicentas.
O edifício, onde se destacam o alpendre e a varanda da fachada principal de elegante composição de sabor maneirista, mantém muito da traça original, tendo sido erigido muito possivelmente entre os finais do séculos XVI e a centúria de Seiscentos.
Foi classificada como de interesse municipal em 1982.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017

Imagens

Bibliografia

Título

A freguesia da Pocariça (2ª ed.)

Local

-

Data

1997

Autor(es)

FRAGOSO, Viriato de Sá