
Solar de Tavarede - detalhe
Designação
Designação
Solar de Tavarede
Outras Designações / Pesquisas
Paço de Tavarede / Solar de Tavarede (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia
Arquitectura Civil / Paço
Inventário Temático
-
Localização
Divisão Administrativa
Coimbra / Figueira da Foz / Tavarede
Endereço / Local
Rua Violinda Medina
Tavarede
Proteção
Situação Actual
Classificado
Categoria de Protecção
Classificado como IM - Interesse Municipal
Cronologia
A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
-
Zona "non aedificandi"
-
Abrangido em ZEP ou ZP
-
Abrangido por outra classificação
-
Património Mundial
-
Descrição Geral
Nota Histórico-Artistica
Imóvel
Implantado no centro de Tavarede, no Largo do Paço, o solar, ou paço, de Tavarede é uma habitação senhorial fundada no século XVI que sofreu diversas obras e transformações ao longo dos tempos. Atualmente corresponde a uma construção revivalista, albergando um departamento da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
O edifício desenvolve-se em dois corpos dispostos em L em torno de um pátio fechado, que compõem uma planimetria quadrangular irregular. O corpo principal, mais baixo, é precedido por escadaria e divide-se em dois registos, o inferior rasgado por portas de arco rebaixado, o superior marcado pela abertura de janelas de mainel de gosto manuelino. O corpo posterior, mais imponente, apresenta uma fachada com duas alturas, a mais baixa com tramos onde se rasgam janelas de arco apontado, marcados pela disposição de contrafortes com coruchéus, e a mais elevada, à esquerda, formada por torre quadrada rematada por coruchéus e dividida em dois pisos, onde se abrem janelas com arco contracurvado decorado por motivos vegetalistas no extradorso.
Os espaços interiores foram profundamente transformados para receber os serviços administrativos da edilidade proprietária.
História
O Paço de Tavarede foi mandado construir no início do século XVI por António Fernandes de Quadro, senhor de Buarcos e de Vila Verde que instituiu o morgadio de Tavarede, fixando nesta localidade a sua residência. Até ao século XIX, o solar foi ocupado por sucessivas gerações da família Quadros, datando da segunda metade de Oitocentos o torreão neo-manuelino que caracteriza a casa, mandado edificar pelo terceiro Conde de Tavarede.
Em 1981 o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, que no início do século XXI patrocinou obras de restauro e consolidação da estrutura, então bastante degradada. Em 2006 o estaleiro foi concluído, e o espaço foi ocupado por serviços camarários.
O imóvel está classificado como de interesse municipal desde 1982.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Bibliografia
Título
Materiais para a História da Figueira nos Séculos XVII e XVIII
Local
-
Data
1893
Autor(es)
-
Título
Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra
Local
Lisboa
Data
1952
Autor(es)
GONCALVES, António Nogueira, CORREIA, Vergílio
Título
Os imóveis classificados do concelho da Figueira da Foz
Local
Figueira da Foz
Data
1975
Autor(es)
PEREIRA, Isabel
Título
Colecção de elementos para a história do concelho da Figueira da Foz, pp. 215-216
Local
Figueira da Foz
Data
1898
Autor(es)
-