Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Nossa Senhora da Conceição - detalhe

Designação

Designação

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Outras Designações / Pesquisas

Capela de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Guarda / Vila Nova de Foz Côa / Freixo de Numão

Endereço / Local

Largo de Nossa Senhora da Conceição
Freixo de Numão

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (esclareceu que o imóvel se denomina "Capela de Nossa Senhora da Conceição") (ver Decreto)
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (classificou com a designação de "Capela de São Pedro") (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada no centro da povoação de Freixo de Numão, nas imediações da igreja matriz local, a Capela de Nossa Senhora da Conceição é um edifício de planta retangular que se desenvolve como um espaço único, sem diferenciação de volumes. Na fachada principal destaca-se o portal, imponente em relação à estrutura onde se insere. De moldura retangular, esta entrada é ladeada por duas colunas com capitéis decorados com motivos vegetalistas, inspirados nos modelo apresentados por Diego de Sagredo na obra Medidas del Romano, de 1526.
Sobre este estende-se um duplo friso, encimado por inscrição com uma cartela em baixo relevo: "Esta Capela mandou fazer o Capitão-mor António P. Cº Enriques marido de Catarina da Fonseca - 1654. Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada Conceição da Virgem Santa Maria".
Uma vez que o templo se encontra devoluto, o interior da capela foi despojado do seu recheio decorativo, subsistindo apenas o vigamento de madeira que cobre o espaço.
História
As terras de Numão foram um dos mais importantes pontos da estratégia militar da Reconquista Cristã durante o século XII. Assim, o burgo de Freixo de Numão foi crescendo ao longo das centúrias seguintes, com a elevação a vila em 1372, e a obtenção de jurisdição própria. No início do século XVI, tornava-se a povoação com maior número de habitantes da região, e em 1601 há notícia da existência de um tribunal.
Ao longo dos séculos XVII e XVIII Freixo de Numão foi conhecendo um progressivo crescimento económico e social, que se traduziu na construção de diversas casas apalaçadas, capelas particulares, uma nova Casa da Câmara e a reconstrução da igreja matriz.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi construída precisamente durante este período áureo da vila, cerca do ano de 1654, conforme atesta a inscrição na fachada.
Mandado edificar por António P. Henriques, capitão-mor de Freixo de Numão, este templo particular, de dimensões reduzidas, apresenta uma estrutura austera de gosto maneirista, num modelo já tardio em relação à gramática barroca que se impunha então nos grandes centros artísticos.
No século XX, a capela terá perdido o culto, já que se documenta a transferência da sua imagem do orago para a Capela de Nossa Senhora da Carvalha, situada na extremidade sudoeste da vila.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi classificada em 1978 (com a designação errada de "Capela de São Pedro", corrigida por decreto em 1982).
Catarina Oliveira
DGPC, 2018

Bibliografia

Título

Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...

Local

Lisboa

Data

1990

Autor(es)

PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, FERREIRA, Pedro Augusto

Título

Por terras do concelho de Foz Côa. Subsídios para a sua história, estudo e inventário do seu património

Local

Vila Nova de Foz Côa

Data

1999

Autor(es)

TRABULO, António A. Rodrigues, COIXÃO, António do Nascimento Sá