Saltar para o conteúdo principal da página

Casa das Quartas - detalhe

Designação

Designação

Casa das Quartas

Outras Designações / Pesquisas

Categoria / Tipologia

Arquitectura Civil / Casa

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Vila Real / Vila Real / Mateus

Endereço / Local

EN 322
Lugar de Abambres

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Localizada no lugar de Abambres, em Mateus, Vila Real, junto à estrada nacional, a Casa das Quartas é um solar composto por dois corpos retangulares, colocados paralelamente e unidos por uma passagem tardoz, formando uma planimetria irregular.
A casa é precedida por um pequeno espaço ajardinado, que confina a fachada principal do corpo primitivo, dividido em dois registos e marcado pela abertura regular de janelas de peito, no andar nobre, a que correspondem igual número de óculos no piso térreo. No extremo direito ergue-se o corpo da capela privativa da casa, com portal de moldura reta encimado por óculo quadrilobado, e remate em empena com cruz. Ao lado desta porta dispõe-se uma pedra com as armas dos Barros, Mesquita, Pimentel e Pereira.
Atrás deste corpo, ergue-se uma segunda área residencial, de planta retangular, que se une ao edifício principal por passagem edificada na extremidade direita. Este segundo edifício divide-se também em dois pisos, sendo o superior marcado pela abertura de janelas de guilhotina.
O interior foi profundamente transformado, estando atualmente adaptado às funções de turismo de habitação.
História
O núcleo primitivo da Casa das Quartas terá sido edificado no século XVII, correspondendo ao corpo principal que se ergue junto à estrada. Seria, então, uma casa de lavoura, integrada na tipologia de habitações rurais comuns no norte do país.
A este edifício acrescentou-se um novo corpo no século XIX, construído em paralelo nas traseiras da habitação primitiva, unindo-se as duas estruturas através de uma passagem. A capela da casa terá sido, também, fundada nesta segunda campanha de obras.
Em 1974, a casa sofreu um incêndio que lhe destruiu o interior e parte substancial do recheio. No ano de 1989 recebeu obras de reconstrução e renovação, adaptando-se então o edifício a espaço de turismo rural, que funciona até à atualidade.
A Casa das Quartas está classificada desde 1977.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019

Bibliografia

Título

Património Artístico da Região Duriense

Local

Porto

Data

1972

Autor(es)

AZEVEDO, José Correia de

Título

Brasões e casas brasonadas do Douro

Local

Lamego

Data

1974

Autor(es)

AZEVEDO, Correia de

Título

Novas achegas para a história da Casa das Quartas em Abambres de Mateus, Separata de Arqueologia e História, 9ª Série, volume III

Local

Lisboa

Data

1971

Autor(es)

SOUZA, José de Campos e