Saltar para o conteúdo principal da página

Capela do Senhor e Senhora da Ajuda - detalhe

Designação

Designação

Capela do Senhor e Senhora da Ajuda

Outras Designações / Pesquisas

Capela do Senhor e Senhora da Ajuda e Cruzeiro(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Porto / Porto / Lordelo do Ouro e Massarelos

Endereço / Local

Rua de Nossa Senhora da Ajuda
Porto

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IM - Interesse Municipal

Cronologia

A classificação como VC foi convertida para IM nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001
Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (alterou o diploma anterior, integrando a classificação nos VC) (ver Decreto)
Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (classificou como IIP) (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Imóvel
Situada junto à margem do Rio Douro, na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, na cidade do Porto, a Capela do Senhor e Senhora da Ajuda é um edifício de planta retangular cuja fundação remonta à época moderna. No primeiro quartel do século XX a ermida foi remodelada e ampliada.
A capela é formada por três corpos justapostos, a nave, a capela-mor e o espaço da sacristia. A fachada é precedida por alpendre murado com guardas de ferro, apresentando ao centro o portal com frontão contracurvado, ladeado por dois janelos polilobados. Sobre o telhado do alpendre rasga-se um óculo polilobado com guarda de ferro. As extremidades do frontispício são rematadas por cunhais rematados por fogaréus estilizados e a empena é encimada por cruz de granito. Do lado esquerdo ergue-se a torre sineira.
O espaço interior organiza-se numa única nave, com coro-alto e púlpito. O teto, em abóbada de berço com caixotões, exibe representações da vida de Jesus e de Nossa Senhora. No arco cruzeiro, que ostenta lateralmente figuras de anjos esculpidas em madeira e uma sanefa, observam-se dois altares, dedicados a Santo António de Lisboa, do lado da Epístola, e a São Francisco Xavier, do lado do Evangelho.
A capela-mor é totalmente revestida por talha dourada, contrastando com a relativa simplicidade da nave. Nas paredes foram colocadas quatro telas, duas representando a lenda do aparecimento de Nossa Senhora a Catarina Fernandes, com a qual se relaciona a fundação da capela, as restantes figurando os momentos do transporte da imagem do Senhor da Ajuda para a capela (Quaresma, 1995, p. 55).
O altar-mor, também de talha dourada, integra as imagens dos patronos da capela, o Senhor da Ajuda na edícula, ladeado pelas imagens de Nossa Senhora e São João, e a Senhora da Ajuda, num nicho envidraçado ao centro do retábulo.
História
Não é conhecido o ano da edificação da capela do Senhor e Senhora da Ajuda, nem o seu fundador, mas em 1706 Frei Agostinho de Santa Maria alude já a esta ermida da Ajuda (Santa Maria, 1707-1723), tal como o Padre Carvalho da Costa, que seis anos depois refere no tomo I a capela portuense (Costa, 1712). Como tal, a capela deverá remontar ao século XVII.
A ermida original foi ampliada entre 1919 e 1920, com a demolição de uma pequena dependência que funcionava como sacristia para edificar a torre, à qual se juntaram o consistório e a nova sacristia.
Esta capela foi classificada originalmente, como interesse público, em 1986, sendo a sua categoria de proteção alterada para interesse municipal em 1993.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017

Imagens

Bibliografia

Título

Santuário Mariano

Local

Lisboa

Data

1933

Autor(es)

SANTA MARIA, Frei Agostinho de

Título

Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto

Local

Lisboa

Data

1995

Autor(es)

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho

Título

Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de Portugal

Local

Lisboa

Data

1712

Autor(es)

COSTA, Pe. António Carvalho da