Saltar para o conteúdo principal da página

Capela de Varziela - detalhe

Designação

Designação

Capela de Varziela

Outras Designações / Pesquisas

Capela de Nossa Senhora da Misericórdia (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)

Categoria / Tipologia

Arquitectura Religiosa / Capela

Inventário Temático

-

Localização

Divisão Administrativa

Coimbra / Cantanhede / Cantanhede e Pocariça

Endereço / Local

EN Cantanhede - Mira
Lugar da Varziela

Proteção

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como MN - Monumento Nacional

Cronologia

Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)

ZEP

-

Zona "non aedificandi"

-

Abrangido em ZEP ou ZP

Abrangido por outra classificação

Património Mundial

-

Descrição Geral

Nota Histórico-Artistica

Fundada cerca de 1530, dentro da cerca da Quinta da Várzea, a Capela de Nossa Senhora da Misericórdia é considerada o primeiro edifício totalmente renascentista construído na região de Coimbra. Este pequeno templo foi mandado edificar por D. Jorge de Meneses, conde de Cantanhede, para aí se fazer sepultar.
Desconhece-se o autor da traça da igreja, embora se perceba que a estrutura foi concebida de forma unitária, como se pode verificar na interligação entre a espacialidade da capela-mor e a disposição dos retábulos escultóricos. É uma igreja de estrutura simples, destacando-se sobretudo pelo projecto decorativo, da autoria de João de Ruão (BORGES, Nelson Correia, 1980).
A planimetria do templo desenvolve-se longitudinalmente, composta pelos volumes da nave, de secção rectangular, da cabeceira poligonal, e da sacristia, adossada à fachada lateral. A estrutura exterior do templo apresenta um modelo de grande simplicidade decorativa.
Na fachada principal destaca-se o portal, de moldura rectangular profusamente decorada com ornamentos ao romano, onde foram esculpidos dois medalhões com bustos. Sobre este foi aberto um óculo, e o pano murário é rematado em empena, à esquerda da qual foi colocada uma sineira. O portal lateral é também decorado na moldura, com relevos de motivos vegetalistas.
O espaço interior, de nave única, apresenta também uma estrutura muito sóbria, coberta por tecto de madeira. No espaço da nave destacam-se o arco triunfal, esculpido com motivos de grotesco, e os altares colaterais, inseridos em edículas e esculpidos em pedra de ançã, onde se representam São Sebastião, do lado do Evangelho, e São Roque, do lado oposto, ambos policromados. Estas duas obras terão sido executadas pelo oficina de João de Ruão, sendo de referir a harmonia entre estas peças e o retábulo principal. Junto ao pavimento, subsiste um friso de azulejos policromos quinhentistas.
No espaço da capela-mor foram abertas três janelas e a porta de acesso à sacristia, todas decoradas com relevos de grotesco. Ao centro, o retábulo-mor representa a Virgem da Misericórdia, com o manto seguro por dois anjos, protegendo altos dignatários da Igreja e membros da alta nobreza. O painel central é ladeado por colunelos e pilastras decoradas, assentando sobre uma predela onde foram esculpidas as imagens de Santa Bárbara, Santa Catarina, Santa Úrsula e Santa Apolónia, que apresentam vestígios de policromia.
Este retábulo, da autoria de João de Ruão, é considerado a "obra-mestra" do escultor normando (SERRÃO, Vítor, 2002, p. 148). Executado na primeira fase de produção do mestre, o retábulo da Varziela demonstra um gosto erudito, originado não só pela existência de um mecenato mais esclarecido, mas também por uma produção derivada da "(...) tradição da arte serena, calma, idealizada e prenhe do neoplatonismo florentino (...)" (DIAS, PEDRO, 1995, p. 24), que daria origem a uma evolução estilística notável.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 12 de Maio de 2005

Imagens

Bibliografia

Título

João de Ruão, escultor da renascença coimbrã

Local

Coimbra

Data

1980

Autor(es)

BORGES, Nelson Correia

Título

Inventário Artístico de Portugal: distrito de Coimbra

Local

Lisboa

Data

1952

Autor(es)

GONCALVES, António Nogueira, CORREIA, Vergílio

Título

História da Arte em Portugal - o Renascimento e o Maneirismo

Local

Lisboa

Data

2002

Autor(es)

SERRÃO, Vítor

Título

Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses

Local

Lisboa

Data

1988

Autor(es)

VITERBO, Francisco M. de Sousa

Título

A pedra de ançã, a escultura de Coimbra e a sua difusão na Galiza, Do Tardo-gótico ao Maneirismo: Galiza e Portugal

Local

Lisboa

Data

1995

Autor(es)

DIAS, Pedro

Título

Capela de Varziela, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 105

Local

Lisboa

Data

1961

Autor(es)

-